Recebi o 13º Salário! Como gastar?

1.669

O 13º salário ou subsídio de Natal é um dos benefícios que os trabalhadores têm direito e é regularmente pago entre os meses de Novembro e Dezembro. O valor mínimo estabelecido por lei para o 13º salário é de 50% da remuneração e há empresas que pagam até 100% do salário.

Mesmo antes do dinheiro estar disponível na conta já aparecem mil planos, mas como gastar o 13º salário? A nossa proposta para quem é um Kamba Rico é sempre usar o dinheiro de maneira inteligente. Experimente as nossas dicas e saia daquele ciclo de estar sempre afoito e ansioso para gastar esse extra que recebe.

Veja aqui algumas sugestões para usar esse dinheiro extra da melhor maneira possível:

    1. Pagar as dívidas: se você está endividado pode usar o subsídio para pagar aqueles “kilapis” pendentes. Tire essa corda do pescoço, pague o que deve e respire melhor. A sua reputação e o seu bom nome valem ouro.
    2. Criar o seu fundo de emergência: Lembra-se daquele dinheiro que você precisa ter separado para quando o inesperado acontecer? Então não seja apanhado desprevenido, tenha sempre uma almofada de segurança, portanto aproveite para começar ou reforçar esta poupança.



    3. Investir o dinheiro: Pode também colocar essa renda extra a trabalhar para si e invista em aplicações seguras. Deixe a magia dos juros compostos a trabalhar para criar mais dinheiro para o seu futuro.
    4. Planear as responsabilidades: Depois da época de festas e calmaria no início do ano, surgem logo várias despesas para pagar, como as matrículas e material escolar dos filhos, a renda de casa, IPU, a manutenção do carro, etc. Guarde agora o subsídio e quando for a altura de pagar estas despesas sentirá um alívio.
    5. Ir atrás dos seus sonhos: Tem as dívidas pagas, o fundo de emergência em curso, algum dinheiro investido e está descansado com as responsabilidades do próximo ano? Então o que é que você planeou para este ano e não conseguiu concretizar? Esse dinheiro pode servir para dar um avanço aos projectos e sonhos do ano que vem!

Ao usar o dinheiro desta maneira você estará a tirar muito peso das costas e a planear melhor o seu futuro!

2 Comentários
  1. Adílio Fernandes diz

    Boa tarde Dra. Márcia Coelho. Gostei das dicas valiosas que deixou, pois, ajudam muito as pessoas a organizarem-se melhor financeiramente, mas relativamente ao 3º Ponto (Investir o dinheiro), qual o Banco que a Dra. aconselharia para aplicarmos as nossas poupanças? Faço essa pergunta porque há tempos pretendia aplicar um pequeno montante em um dos Bancos, mas as taxas de juros não eram nada atractivas e ainda por cima sobre os juros incidiria o IAC de 10% (na altura, porque acho que agora foi substituído pelo IVA), e no final das contas ganharia um valor irrisório do dinheiro aplicado. Vale mesmo a pena aplicar os nossos dinheiros nos Bancos com as taxas que eles oferecem? Falo de pequenos montantes como AKZ 100.000,00 por exemplo.

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Kamba Adílio

      Fico muito contente que as nossas dicas estejam a ajudar a organizar a sua vida financeira! 🙂

      Relativamente a escolha do banco para poupar, é necessário pesquisar qual dos bancos da nossa praça tem a melhor taxa de juro para o montante que pretende aplicar, poderá fazer uma pesquisa muito simples nos websites dos bancos e fazer uma comparação. Leia também este artigo Qual o melhor banco em Angola para abrir a sua conta

      Relativamente ao IAC que é Imposto sobre Aplicação de Capitais (IAC) que incide sobre os rendimentos provenientes da simples aplicação de capitais.Todos os depósitos a prazo, investimento em títulos e obrigações do tesouro estão sujeitos a este imposto que representa 10% dos seus ganhos (Não foi substituído pelo IVA).

      Quanto ao valor ganho o rendimento é proporcional ao risco, como uma aplicação a prazo é um investimento de risco baixo também tem baixos rendimentos. Vale a pena comparativamente a ter o dinheiro parado na sua conta a ordem, em que não tem qualquer rendimento e a probabilidade utilização para gastos é maior. Para finalizar, leia o artigo publicado sobre onde investir 100.000 Kwanzas hoje

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X