Ter Sonhos! A motivação para conseguir poupar!

1.259

Kamba, todos nós temos sonhos pessoais, sonhos enquanto casais, para os nossos filhos ou família. Mas com a vida corrida do dia a dia entramos em piloto automático e vivemos de pagar contas sem conseguir realizar nada, apenas almejando e sonhando o que os outros conseguiram, sem saber como alcançar. Por outras palavras, “kambas vivendo uma vida ao sabor do vento”.

Então, como realizar os sonhos e o que isto tem a ver com a poupança?

Muitos de nós não conseguimos poupar porque simplesmente não temos objectivos definidos e das poucas vezes que conseguimos e começamos a criar alguma reserva, caímos na tentação de gastos desnecessários que depois nos arrependemos. Mas tudo isso só acontece porque o seu dinheiro não tem um objectivo, uma prioridade.

A partir de agora comece a definir os seus planos e sonhos, o que você deseja? Fazer uma viagem romântica, colocar o filho na universidade, fazer um curso de actualização no estrangeiro, casar-se?



A seguir você vai detalhar o seu sonho, transformando-o em uma meta com as seguintes características:

  • Ser específica, metas muito amplas não são facilmente alcançadas, pois deixam muita margem para dúvidas. Por exemplo, a meta de “Fazer uma viagem” está muito ampla. É preciso ter mais clareza ao definir a meta. “Fazer uma viagem para Capetown com o meu esposo por 5 dias”, é mais detalhada.

     

  • Ser mensurável, quanto vai custar a sua meta, qual a quantidade de dinheiro que vai precisar. No caso da viagem é necessário saber o preço dos  bilhetes e estadia, imaginemos que esta viagem fica por 500.000 kzs no total.
  •  Ser alcançável,  seja realista,  não adianta estabelecer uma meta muito alta e não conseguir alcançá-la. Isso é muito frustrante e pode gerar muita insatisfação. Estabeleça metas que sejam possíveis de alcançar, com esforço e dedicação. A meta dos 500.000 kzs por exemplo tem que ser viável para o seu orçamento.
  •  Ser Relevante,  porque é que esta meta é importante para si, e porque é que deve ser a sua prioridade. “Viajar com o meu esposo é importante para a relação pois ficaremos mais próximos.”
  •  Ter um prazo,  quando você estabelece um prazo, o objectivo se torna mais real, palpável e o motiva para chegar até lá. “Daqui a 12 meses irei viajar com o meu esposo para Capetown durante 5 dias”

Agora que já tem a sua meta, você tem que pensar nos passos que deve dar hoje, para conseguir concretizar o seu sonho no futuro. Voltando ao exemplo da viagem romântica, como casal, vocês podem combinar e traçar um plano de poupança para ter 500.000 kzs em 12 meses. Dividido pelos dois basta que cada um poupe 20.833 kzs por mês, já não é tão difícil!

A viagem é apenas um exemplo, mas definir uma meta importante vai fazer com que seja disciplinado com as suas poupanças, porque sabe que vai alcançar algo que tem planeado há já algum tempo. As metas impulsionam as pessoas para frente, tornando-as mais motivadas. Contudo, não basta ter uma meta é necessário também se mover rumo a ela.

Todo o Kamba Rico transforma os seus sonhos em metas e poupa para as transformar em realidade!

3 Comentários
  1. Teresa Pinto Bande diz

    Muito Bom

  2. Teresa Pinto Bande diz

    Dicas boas e importantes para quem tem um sonho
    e quer realiza-lo

  3. Teresa Pinto Bande diz

    Foi útil para mim
    Obrigada ao pessoal do Kamba Rico

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X