O poder do juro composto pode te deixar rico!

2.440

Segundo Albert Einstein, o juro composto é a força mais poderosa do universo. Neste momento você deve querer saber que magia é essa? Então vamos começar do principio:

Juro é o rendimento que se recebe ao emprestar dinheiro, se você empresta dinheiro recebe juros, se você pede dinheiro emprestado paga juros. O juro simples é calculado de forma directa, aplicando a taxa sobre o capital. Ex: Pedrito fez um depósito à prazo de 100.000 kz no Banco KR a taxa de juro simples de 10% ao ano durante 3 anos.

Capital Inicial= 100.000 kz
Taxa = 10%

Ano 1: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 2: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 3: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Capital Final = Capital Inicial + Juros = 100.000 + 30.000 = 130.000 kz

No Juro Composto é utilizada a fórmula de capitalização em que o juro ganho é sempre reinvestido, é o chamado juro sobre juros, ou seja, no período seguinte, a taxa de juros já não é aplicada sobre o capital inicial e sim sobre o capital + juro do período anterior. Ex: Pedrito fez o mesmo depósito à prazo mas desta vez a uma taxa de juros compostos de 10% ao ano durante o mesmo tempo.

Ano 1: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 2: Juro = (100.000+10.000) X 0,1 = 11.000
Ano 3: Juro = (110.000 + 11.000) X 0,1 = 12.100
Capital Final = Capital Inicial + Juros = 100.000 + 33.100 = 133.100 kz



Em ambos modelos notamos que dinheiro investido é sempre melhor que dinheiro parado em depósitos a ordem ou em casa no cofre. Pedrito ganhou em juros simples 30.000 Kzs e em juro composto 33.100 Kzs. No segundo caso Pedrito ganhou mais 3.100 Kzs que no de juro simples, parece pouco mas dependendo do tempo e do montante aplicado a diferença fica cada vez maior.

Ok, e como fico mais rico?

Com esta informação em mãos, você vai aplicar este conceito em todos os seus investimentos e negócios, reinvestindo sempre os seus ganhos e gerando cada vez mais dinheiro.

Embora a maior parte das aplicações a prazo oferecidas no nosso mercado propõem a transferência dos juros para uma conta à ordem, criando assim um regime de juro simples, em que o capital inicialmente investido se mantém inalterado ao longo de toda a vida útil da aplicação, isso não é o que você quer. Um dos erros dos Kambas Pobres é utilizar os juros e continuar a reinvestir apenas o montante base (100.000Kz). Convém estar atento à possibilidade de reinvestimento automático dos juros, pois é este regime que lhe permite beneficiar do efeito exponencial de crescimento do capital.

Este sistema de juro composto é ideal para poupanças ou investimentos de longo prazo, por exemplo para quem quer investir num Fundo para a Universidade do seu Filho. No exemplo de 8 anos do artigo com 100.000 Kzs em 8 anos no regime do juro composto, no fim do tempo você terá 214.358 Kzs, ou seja, ganhou 114.358 Kzs.

Atenção Kambas, os meus exemplos são bastante simples e não pressupõem despesas bancarias e outras taxas de operação, são apenas para que você conheça o poder do juro composto e perceba que o segredo é investir o seu capital e reinvestir os juros por mais tempo possível.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

9 Comentários
  1. Cláudio Mota diz

    Saudações Márcia
    Tenho adquirido muito conhecimento nesta tua página, para além de livros que tenho lido . Trabalho formidável. Meus parabéns .
    Se tivesse todo esse conhecimento a 12 anos atrás acho que já estaria quase rico,kkkk.
    Gostaria de saber quais os Bancos cá em Angola oferecem estes juros compostos?

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Claúdio, obrigada pelo feedback Kamba, nunca é tarde para começar a mudança é só colocar em prática como já tem feito!
      O sistema de juros compostos na sua real essência não é muito usado no nosso mercado, como explicado no artigo, mas contacte o seu banco e outros para saber se têm algum produto similar.

  2. Manuela Silva diz

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado
    Manuela Silva

  3. NOE JOSE diz

    Marcia,gostava de lhe agradecer pelas dicas sobre investimentos e principalmente do fundo para universidade do filhos.Bom natal e bom ano para voce e seus familiares.

    1. Márcia Coelho diz

      Obrigada pelo feedback Kamba Noé, fico contente que as dicas do Kamba Rico estejam a ajudar a melhorar a sua vida financeira e o seu futuro.
      Boas festas para si e para sua família.

  4. Benvindo Paulo Tonga Pena dos Santos diz

    Olá Marcia !!!

    Quais os bancos que têm o sistema de Juros compostos em Angola ???

  5. Josemar Jorge diz

    Essa é a pergunta que me trouxe até esse site.
    Quais Bancos Oferecem condições de juros compostos?

  6. Paulo Miguel diz

    Boas Márcia.

    Boas dicas, qual dos bancos oferece juros compostos?
    Parabéns

  7. Kanene diz

    Obrigada mesmo. Descobri o porquê não sou Kamba rico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X