Já pensou em criar um fundo para a universidade do seu filho?

1.277

A nossa vida é repleta de fases e é preciso ajustar o planeamento financeiro a cada uma delas. Por maiores ou menores que sejam os nossos rendimentos, eles são limitados e voláteis, por isso é necessário sermos inteligentes, planear e decidir sabiamente em que podemos gastar e em que podemos investir. Um dos investimentos mais importantes na nossa vida é a educação. É onerosa, mas quando olhamos para trás, sentimos sempre que valeu a pena.

Fazer um curso universitário, politécnico, mestrado ou pós graduação, exige um esforço financeiro contínuo de no mínimo 3-5 anos. Muitos Kambas, que já são pais, quando chegam a fase dos seus filhos ingressarem num curso superior têm um choque por não se terem preparado para fazer face a estes custos. Muitos sequer  conseguem colocar os filhos na universidade que gostariam e optam por uma opção mais viável, ou não conseguem que eles terminem por falta de disponibilidade financeira, seja para pagar propinas, comprar livros etc.

Que tal fazer um plano e criar um fundo para a universidade?

A vida é feita de altos e baixos, portanto o ideal é ir pensando já nestes gastos bem antes da hora chegar (alguns anos de preferência), aí você poderá estabelecer uma meta. Em muitos países os pais têm por hábito montar um fundo para a universidade logo nos primeiros anos de vida dos filhos. Assim, quando chegar a altura apenas terão que fazer um pequeno ajuste as suas poupanças.



Porque não construir o seu fundo universitário e que seja o mais próximo possível da sua realidade? Pretende que o seu filho faça o curso em uma universidade pública ou privada, no país ou no estrangeiro? Faça uma lista das despesas que vai ter na nova situação, já estimando o custo de cada uma delas anualmente.

  • Mensalidade;
  • Livros e materiais;
  • Transporte
  • Alimentação. 
  • Habitação
  • Vistos e viagens (se o plano for estudar no estrangeiro)

Calcule a seguir quanto tempo falta para o seu filho entrar para a universidade, divida o montante pelo prazo em anos e a divida por 12 meses. Obterá o montante a poupar por mês para o seu fundo da universidade. Veja este exemplo:

Imagine que o seu filho hoje tem 8 anos e você quer que aos 18 anos ele vá para a Universidade. Portanto você tem 10 anos pela frente para montar o fundo da universidade dele.

Neste momento você ainda não decidiu se ele vai estudar em Angola ou vai para o estrangeiro, mas quer que ele tenha “bolsa” de pelo menos 500$ por mês durante os 5 anos. Feitas as contas, você terá que juntar pelo menos 30.000$ (6.000$ por ano) para todo o curso do seu filho. Até assusta!

Mas calma, quantos anos lhe faltam?
Bem pela idade do seu filho você tem 10 anos para constituir esse fundo, se começar hoje. Portanto precisará de juntar 3.000$ por ano, ou seja, 250$ por mês. Caso não seja possível garantir uma reserva financeira total opte por uma parcial, ter já separado 50% do valor para o seu curso superior, dessa forma terá que juntar 125$ por mês.

Existem também outras formas que lhe podem ajudar a financiar o seu fundo universitário. Pegue por exemplo neste montante e invista em aplicações com riscos mínimos, os juros lhe ajudarão a alcançar mais rápido esta meta e é uma boa forma de não mexer nestes montantes. Muitos bancos comerciais já têm soluções de financiamento para este tipo de situações e existem outros tipos de investimentos que você pode fazer, como os títulos do tesouro.

E que tal começar a investigar e olhar para bolsas de estudos? Se na devida altura conseguir, óptimo, fica com uma boa poupança de emergência até o seu filho terminar a universidade.

Agora que já sabe como, monte o seu fundo para a universidade dos filhos! Todo o Kamba Rico investe na sua educação e na dos seus filhos, porque sabe que a partir dela poderá aumentar bastante os seus rendimentos e  garantir o futuro e sucesso dos seus filhos.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X