4 super dicas para o seu salário durar até ao final mês!

9.159

Kamba, fazer com que o salário chegue até ao final do mês é um grande desafio e chegar com dinheiro no bolso ao mês seguinte é uma raridade. Se você também tem dificuldade para fazer o dinheiro durar até o próximo salário, saiba que com controlo financeiro e algumas mudanças de hábitos é possível mudar esse cenário de escassez.

Veja, em seguida, algumas super dicas que irão ajudar a gerir melhor o seu suado dinheiro:

  1. Divida o seu mês em 4 partes: Sabemos que normalmente os meses têm 4 semanas, então assim que receber os seus rendimentos, retirar o valor da sua poupança e souber qual é o montante disponível para os gastos, reparta este valor em quatro. Veja este exemplo, imagine que os seus rendimentos são de 65.000 kz, o que deve fazer primeiro? Isso mesmo, retire 5.000 kz para as suas poupanças! Agora que já tem o valor para os seus gastos mensais, é hora de repartir este valor por 4, ou seja, 15.000 kz por semana. Este é o valor máximo que você deve gastar por mês e nada mais que isso. Se gastar menos melhor, lembre-se que este valor é um tecto máximo, não quer dizer que você deva gastar tudo.


  2. Anote todos os seus gastos: Depois de saber o seu valor de gastos semanais, você precisa saber para onde o seu dinheiro tem ido. Pode parecer um trabalho monótono e chato, mas é muito importante para a organização das suas finanças. Faça uma lista com todas as suas despesas e agrupe em categorias. Você sabe aonde gasta mais? Renda de casa, alimentação, transporte, saídas com os(as) kambas, propinas?
  3. Adopte medidas de redução de despesas: Após o primeiro mês de registo do seus gastos, faça um controlo das linhas de despesas acima identificadas e analise o que pode fazer para as reduzir. Por exemplo, se você tem 2 pacotes de assinatura de TV, pode cancelar 1 deles, se tem pago um ginásio que não frequenta faça actividade física ao ar livre. Pague apenas o que efectivamente consome. Veja algumas técnicas para gastar menos que ensinamos anteriormente: Reduza os seus gastos de almoço no trabalhoDicas para gastar menos e conseguir guardar dinheiro.
  4. Tenha um orçamento doméstico: Faça esses exercício durante alguns meses até que tenha bem definido e saiba exactamente quais os seus gastos mensais. Você sabe normalmente qual o seu salário mensal e a data em que vai receber, então, nada mais justo que planear todos os meses como o irá gastar. Tenha uma planilha em excel, papel ou no telefone em que estabelece o total a gastar por cada linha de despesa. Mais importante que preparar o orçamento antecipadamente é comprometer-se em cumprir o plano e analisar a razão dos desvios. Você não pode preparar o seu orçamento sem cumprir primeiro os passos acima. Leia também o artigo como montar um orçamento inteligente: Não guarde o dinheiro que sobra, faça um orçamento inteligente para mais dicas.

Estes são os 4 principais trunfos para conseguir chegar ao final do mês e continuar com dinheiro no bolso. Mas atenção! Um Kamba Rico gere de forma eficiente o seu salário actual, mas trabalha para ir aumentando sempre os seus rendimentos, “Jikulumessu”!

2 Comentários
  1. Abel sardinha diz

    Suas dicas têm sido boas pratica de poupanças

  2. Leonardo Kalukuaquela diz

    Especial muito obrigada ensina-me a ser bom gestor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X