Passo a passo: Como comprar Bilhetes do Tesouro

9.110

Kamba, já explicamos o que são Bilhetes do Tesouro (BTs) e quais as vantagens em investirmos em títulos públicos. Se ainda não sabe o que são ou não leu o artigo aproveite e leia porquê investir em bilhetes e obrigações do tesouro.

Para facilitar o acesso na compra dos BTs foi criado este ano pelo Ministério das Finanças o Portal do Investidor, que está disponível online 24 horas por dia. Neste portal, você Kamba Rico poderá a qualquer hora do dia investir o seu dinheiro, necessitando apenas de:

  • um cartão multicaixa associado a uma conta em um banco membro da BODIVA,
  • abrir uma conta de custódia no seu banco comercial e
  • ter acesso a Internet.



Veja abaixo o passo a passo para fazer o seu investimento:

1º Passo: Aceder ao portal do investidor http://portaldoinvestidor.minfin.gov.ao e Simular Investimento. O site tem uma área de respostas a perguntas caso queira consultar.

 

 

2º Passo: Após clicar em “Simular Investimento”, escolha o título em que vai investir de acordo com as opções disponíveis para o montante a aplicar e o prazo, clicando a seguir em simular:

 

3º Passo: A seguir terá o resumo da sua compra dos Bilhetes do Tesouro, quanto irá pagar por estes, quais os rendimentos totais, impostos a pagar e o rendimento líquido. Poderá também detalhar a sua simulação para saber a taxa de juro, clicando no símbolo da lupa.

4ª Passo: Clique em “prosseguir com a compra”, terá acesso a lista dos bancos membros da Bodiva, escolha o seu ou clique em continuar

5º Passo: Efectue o seu registo no portal, informando o seu NIF e uma senha, clique posteriormente em criar conta, o sistema irá preencher automaticamente o seu nome, e vai necessitar de preencher o seu email e uma nova senha. Estando todas as informações correctas irá receber um email.

6º Passo: Verifique o seu email e clique no botão para confirmar, receberá a mensagem de que o seu registo foi validado com sucesso .

7ª Passo: A página irá automaticamente retornar a simulação, clique em iniciar reserva

8º Passo: Preencha o IBAN da conta do seu multicaixa e clique em registar a conta bancária. Se a sua conta custódia estiver activa irá avançar, caso não esteja activa receberá uma mensagem para contactar o seu banco.

9º Passo:  Com a IBAN aceite, irá preencher-se automaticamente os dados da sua conta de custódia e o banco, clique em continuar.

10º Passo:  Irá obter novamente um resumo da sua reserva, clique em confirmar para finalizar. Receberá um email com a referência de pagamento para a compra de título e todas as informações para pagamento por multicaixa. Atenção ao prazo em que esta reserva estará disponível (4 horas após a confirmação).

Dirija-se ao multicaixa mais próximo, faça o pagamento de acordo as indicações fornecidas, e já está Kamba Rico você acabou de investir em bilhetes do tesouro, um investimento fácil e directo controlado por si em todas as etapas.

Comece já a criar ou investir as suas poupanças!

12 Comentários
  1. John Warner diz

    Bom dia. Como que eu posso informar me melhor

    1. Márcia Coelho diz

      Jonh, se ainda tem dúvidas depois de ler o artigo, reveja o 1º passo e aceda ao portal do investidor, lá existe uma secção de perguntas frequentes.

  2. Ed diz

    Márcia, muitos parabéns pelo artigo! A tempo que procuro informações do genero em sites daqui da banda. vou já aplicar o conhecimento aprendido.

    Obrigado e continue a partilhar informação.

  3. Ismael Cristovao diz

    PARABENS AMIGA MARCIA…É ISSO MESMO PRODUTIVIDADE SEMPRE

  4. Zizi diz

    Bom dia Prezada.
    Começo por agradecer pela iniciativa. É de prezar, pois existe uma grande lacuna no sector Educação Financeira no nosso país. Tenho buscado informações sobre o assunto e pretendo investir em títulos ainda este ano. Por esta razão, saberia me dizer que Banco obtém taxas de comissão inferiores a 10% sobre o rendimento (valor líquido a receber)?
    Fico, desde já, muito grata pela atenção.
    Melhores cumprimentos.

    1. Márcia Coelho diz

      Bom dia Kamba Zizi

      Obrigada pelo contacto, fico contente que se esteja a informar e educar para poder fazer boas escolhas financeiras!

      Para informações sobre as taxas aplicadas pelos bancos comerciais o ideal é mesmo dirigir-se ou contactar várias instituições e fazer uma comparação entre as várias taxas apresentadas, escolhendo sempre a mais vantajosa para si!

  5. Noris Alexandre de Gaspar Osório diz

    Nao consigo eceder as simulaçoes
    nem ao cadastro
    há alguma actualizaçao a correr na plataforma?

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Kamba Noris, o Portal do Investidor tem neste momento uma mensagem a informar que voltarão a funcionar quando PAE (Plano Anual de Endividamento)para 2019 começar a ser executado. Vá fazendo várias visitas até conseguir fazer o seu cadastro e simulações. Boa sorte!

  6. aldmiro joão diz

    amei este poste. agora sei como diversificar os meus investimentos

  7. Ismael diz

    Olá amiga marcia, mas uma vez grato pelo seu trabalho…
    Gostaria de saber se puder ajudar é claro se nos títulos de tesouro angolano é possível fazer a portes mensais, e quais os bancos comercias com as melhores taxas de comissoes (mais baixas)?
    É possível fazer juros compostos neste tipo de aplicação?
    Grato

  8. Ismael diz

    E ainda, se é vantajoso investir em obrigações do tesouro do que em bilhetes do tesouro?

  9. Olivio diz

    Um lindo artigo…

    Como faço para mandar alguns artigos no site…

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X