Em quarentena gasta-se ou poupa-se mais?

811

Kamba, tem sido um grande desafio estar em casa de quarentena, estamos todos um bocado cansados e já vamos atingir a marca dos 45 dias. Mas essa prisão domiciliar é para a nossa saúde e segurança, então vamos tentar cumprir ao máximo com as recomendações!

Já reparou, que quer esteja neste momento em tele-trabalho ou a cumprir a ocupação de 50% da equipa no seu local de trabalho, que neste ficar em casa forçado existem algumas despesas que deixamos de ter e que estão gerar uma lufada de ar fresco no seu bolso e outras com uma tendência para aumentar?

Vamos aqui identificar que poupanças automáticas você tem feito por estar em casa, que se resumem em tudo aquilo que consumia e que diminuiu ou eliminou, vamos também identificar quais as despesas que deverá estar mais atento para controlar melhor o seu orçamento:

Poupanças automáticas:

Transporte: Por estar a utilizar muito pouco o seu veículo, não há gastos em combustível e a manutenção do mesmo também é uma despesa que irá ser transferida para mais tarde. Para quem não tem carro próprio a despesa mensal com táxis também diminuiu.

Lazer: Aquele dinheiro semanal que era gasto em bares e restaurantes, aquela festa de aniversário de arromba que não chegou a acontecer ou foi somente para os de casa, não há idas ao cinema, a viagem de férias que já não se vai realizar! Pense em quanto gastava semanal ou mensalmente com estas actividades.

Serviços diversos: Cabeleireiro e spa, moda, para quem dispensou os empregados domésticos ou esteja a pagar um salário parcial, para quem esteja a efectuar os pagamentos das propinas de universidades e colégios a 60% .

Pode utilizar todas estas poupanças e colocá-las no seu fundo de emergência para os tempos difíceis que se avizinham, caso já o tenha constituído avalie que projecto pretende dar prioridade.

Gastos elevados:

Energia eléctrica: O consumo de electricidade aumenta por passarmos 24 horas em casa e com quase tudo ligado, para poder poupar aquelas medidas simples são aqui muito úteis, experimente apagar as luzes e desligar os aparelhos de ar condicionado em zonas da casa não utilizadas, desligue a ficha dos electrodomésticos não utilizados.

Alimentação: É um dos maiores gastos neste momento, tenha especial atenção a não exagerar na compra de refeições prontas de restaurantes, já temos um artigo com várias dicas para poupar em alimentação clique no destaque.

Telecomunicações: Para nos mantermos mais próximos da nossa família, amigos e também por questões de trabalho é normal que estejamos a gastar mais neste momento com saldo para o telemóvel e internet. Tente ser curto nas suas conversas ao telefone, para conversas longas fale pela internet que fica mais barato, reavalie o seu pacote de TV e Internet, poderá usar um mais barato?.

Poupar ou gastar mais em tempo de quarentena vai depender muito da nossa gestão doméstica!Temos um avanço nas poupanças devido as poupanças automáticas, mas podemos gastá-las todas nestes gastos elevados! Comente aqui Kamba, como é que tem sido a sua experiência com os gastos nesta quarentena!

1 Comentários
  1. Hugo André Luemba Tati diz

    Boa tarde,

    Dra Márcia Coelho,respondendo a pergunta na verdade é tudo baseado no planejamento ou a listagem das despesas inerentes quer sejam elas fixas ou variáveis de certo modo o Covid-19 mudou drasticamente o modo encarar as coisas digo porque a inflação está elevada,o preço do crude ou petróleo agora está cifrado na ordem dos 30 ou 36 USD e tudo isso vai refletir nas nossas Finanças então urge a necessidade de fazer um plano das coisas prioritária s só para lembrar estima-se que haverá recessão econômica na ordem de 7% para 14% resumindo para não fazer gastos desnecessários face à situação econômica mundial recomendo que devemos fazer poupança.

    Atentamente
    Hugo Tati
    Contabilista,consultor Financeiro e Fiscal
    Hugo Tati

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X