Em 2019, Tenha Investimentos!

1.096

É o nosso maior desejo neste ano novo, para todos os Kambas que ainda não investem, comecem a fazê-lo. Este artigo surgiu depois de um Kamba ter partilhado com a nossa equipa a seguinte dúvida:

Oiço sempre varias pessoas a falarem em investir investir investir, mas ninguém fala em como investir ou em onde o fazer, porque se pensarmos em um salário mínimo em angola, as opções de investimento seriam poucas

Leitor Kamba Rico

É necessário que o nosso Kamba entenda que alguns investimentos precisam de tempo, outros de dinheiro e outros apenas do seu foco! Apesar do retorno esperado ser quase sempre monetário, é preciso compreender que nem sempre o investimento também deve ser monetário. Portanto vamos mudar um bocado a nossa forma de pensar! Tenha estas três variáveis em mente cada vez que pensar em investimentos, algumas vezes irá usá-las separadamente, em outras será necessário combinar!

Vou então deixar aqui algumas opções de investimento compatíveis com o mercado Angolano e com os vários níveis de rendimentos. Mas é necessário que você Kamba, que esteja a ler, dê o primeiro passo:

  1. Invista em si: este é o seu investimento mais importante e pode até começar sem gastar nenhum tostão. Você tem que olhar para si como um produto em desenvolvimento e perguntar o que precisa de fazer para melhorar ou ser promovido. Se calhar precisa de aprender uma língua nova? Melhorar os tempos de execução das tarefas? Uma actualização num curso gratuito online? Ficar mais 30 minutos no trabalho diariamente a estudar os processos?
    Muitas vezes não se trata de ter mais um curso superior ou um mestrado para melhorar a sua categoria profissional. Actualmente há muitos bons técnicos no mercado e todos eles com formações e níveis muito semelhantes, então você deve acrescentar um diferencial ao seu currículo. Por mais pequena que seja a sua função, melhore, dê o primeiro passo. Ex. Ainda existem empregadas domésticas que não sabem sequer ler e sabemos que as alfabetizadas são mais valorizadas. Investindo em um curso de alfabetização, uma empregada doméstica em pouco tempo já poderá melhorar a sua capacidade de ganhar mais.
  2. Invista em imóveis e ganhe dinheiro com rendas: não estou a falar em comprar/construir uma mansão em 2019, mas você pode começar este investimento de forma controlada e de acordo com as suas possibilidades. Há pessoas que arrendam um quarto no seu anexo ou o anexo inteiro, arrendam a casa própria e vivem em outra arrendada mais barata, têm um terreno que não têm possibilidades de fazer a casa dos sonhos e começam por construir uma mais pequena e a ganhar dinheiro arrendando a mesma. Qual a sua actual situação? Aonde pode dar o primeiro passo? 


  3. Invista em mentoria: Muitas pessoas cometem muitos erros na vida em geral e com as suas finanças em particular, porque não têm uma orientação, não têm o aconselhamento de pessoas mais maduras e experientes que já passaram por estas situações. Muitas vezes porque não procuram, outras vezes porque não querem ouvir e cometem muitos erros básicos. Converse mais sobre dinheiro, sobre carreira, negócios, com pessoas próximas a si que estão no patamar que você gostaria de atingir.
  4. Invista com o seu banco ou com outros: Qual o seu banco e que propostas ele apresenta? Vamos explorar! O mais corrente no nosso mercado são as aplicações a prazo e já existem opções em que você pode constituir o seu depósito a prazo sem sair de casa. O Depósito a prazo Atlantico Net do BANCO ATLANTICO é constituído no internet banking e teve um recente aumento nas taxas de juro. Procure sempre pelo maior rendimento para o seu dinheiro!
  5. Invista em títulos públicos: Já publicamos aqui um passo a passo de como investir em títulos do tesouro. Você até pode reclamar das taxas que irá encontrar, mas dinheiro investido é sempre melhor que dinheiro parado, concorda?
  6.  Empreenda: Se tem um espírito empreendedor lance um desafio a si mesmo neste novo ano! Aproveite a calmaria dos primeiros dias do ano e comece a desenhar na sua cabeça e em papel os planos para um novo projecto! Para ajudá-lo a pensar confira o passo a passo como criar um pequeno negócio.

Pronto para investir mais em 2019? Aonde você vai pegar primeiro? O que está mais a mão para si, deixe a sua opinião!

2 Comentários
  1. Evaldo Santos diz

    Sempre Podemos utilizar nossas habilidades para montar um pequeno negócio (fazer bolas de Berlim, dar explicação em casa, trabalhos manuais plásticos, etc).

    Nota 10/10 para este artigo Mácia.

  2. Carlos Hernán diz

    Ora viva!
    Poderia me esclarecer como realmente funciona o depósito a prazo?
    É que a percentagem que os bancos dizem não parece ser o que real.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X