Cuidado com a pressão para investir em tudo ao mesmo tempo!

724

Olá Kambas, ultimamente tenho verificado no mercado angolano, nos mais jovens principalmente, uma maior apetência para investimentos. para crescer e multiplicar o seu dinheiro o que significa que está a aumentar a atenção para uma vida financeira mais organizada.

No meio desta nova tendência há um sinal menos positivo, muitas pessoas querem investir apenas porque sim, sem planos devidamente estruturados, apenas porque ouviram o influencer A, B e C a falar sobre determinado produto financeiro e acham que esta é a ultima oportunidade e têm que correr para tudo ao mesmo tempo.

Há jovens que neste momento estão completamente confusos e perdidos a procura de investimentos e altos rendimentos, querem comprar carros, casas, acções, obrigações, terrenos, meter-se em negócios que não percebem. Enfim, uma verdadeira salada russa!

O dinheiro é um recurso escasso e precisa de ser bem utilizado, é necessário ter foco naquilo que são os seus objectivos e alinhar os investimentos para a sua realização. Ao querer tudo ao mesmo tempo você pode estar a pulverizar o seu dinheiro e deixá-lo preso em activos que podem não gerar um retorno satisfatório. Por exemplo, quantos dos nossos pais, tios e irmãos andaram a comprar terrenos sem parar e acabaram por não usa-los para nada, vendendo ao desbarato anos mais tarde em momentos de aflição ou até acabaram por perdê-los por já não se lembrarem da localização ou por terem sido vendidos a mais de uma pessoa.

Portanto, vamos ter um bocado de mais calma, os mercados são cíclicos e oportunidades para investimento sempre irão aparecer. Antes de qualquer investimento você precisa de ter em conta o seguinte:

  • Quais são os seus objectivos
  • Quais são as sua prioridades
  • Saber dizer não e manter o foco nas prioridades
  • Saber qual o nível de risco dos produtos em que pretende investir
  • Avaliar se o prazo do seu investimento é compatível com os seus planos

    Espero que com esta pequena conversa consiga colocar a cabeça em ordem e ter mais foco e controlo sobre a sua vida financeira. 😉
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X