Veja quais os primeiros passos para começar o seu pequeno negócio

1.922

Angola é um país novo e com muitas oportunidades para empreender em novos negócios. Com uma população maioritariamente jovem, é de nós que surgem as novas ideias, novos projectos, vontade de criar alguma coisa diferente ou dar uma nova abordagem a um produto/ serviço já usado. Mas muitas vezes o obstáculo é que devido a inexperiência, a maioria não sabe como começar e desiste sem nunca ter tentado ou perde muito dinheiro.

Antes de sequer pensar em reunir documentos, ir ao Guiché Único e criar juridicamente uma empresa, você deve estruturar com firmeza o que tem para oferecer e se tem a possibilidade de se tornar rentável. Portanto, aguente a ansiedade e faça uma reflexão com estes 4 passos que vão ajudá-lo a tirar a sua ideia de negócio do papel para a vida real, e avaliar se tem pernas para andar:

1- Escolha a ideia: Qual é a sua proposta de valor? Essa proposta tem que ser o foco do seu negócio, aquilo que você tem a oferecer ao mercado que o destaca dos demais. Se ainda não tem uma ideia pense, quais são os problemas existentes que gostaria de ver resolvidos. Qual o problema que o seu negócio vai resolver? Responda!

2- Defina o seu cliente: É importante saber para quem exactamente você irá trabalhar, quem será o cliente típico que vai consumir o seu produto. É necessário criar um público alvo e definir a idade, género, localização, interesses, comportamentos, etc. Saber quem é o seu cliente vai ajudar-lhe na projecção do produto, na implementação da sua estratégia de comunicação e vendas e mais importante, vai ajudar-lhe a ter foco.



3- Validação da ideia: Esta é uma fase de pesquisa que muitos saltam. É preciso ouvir o seu potencial cliente no seu ambiente e avaliar se a sua solução vai de encontro ao interesse do cliente. Muitas vezes é necessário fazer ajustes. Nesta fase existem 3 perguntas a responder:

  • Quais os problemas que o cliente tem?
  • Quais as vantagens que a minha ideia gera para ele?
  • Quais as tarefas necessárias para que isso aconteça?

4- Crie e valorize o produto/serviço : Depois dos 3 primeiros passos você está em condições de criar um produto, algo que seja irresistível para o seu cliente. Estabeleça o preço do produto com base nos custos de produção ou horas de trabalho, e tenha atenção aos preços praticados no mercado para produtos/serviços similares.

Se você já consegue responder a todos estes pontos sem hesitar, o primeiro passo na sua vida de empreendedor está dado. Quer dizer que você já consegue tirar as suas ideias do papel e chegou a altura de arregaçar as mangas e mãos a obra. Em próximos artigos continuarei a desenvolver este tema e a ajudar-lhe a traçar esse caminho rumo a criação do seu primeiro negócio. O objectivo é ajudar-lhe a tornar-se um empreendedor bem sucedido a caminho do título de Kamba Rico.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

1 Comentários
  1. Evaldo Santos diz

    O Ponto 3 não acarreta riscos. O segredo é a arma do negócio e expor um projecto/negócio em fase conceptual pode acelerar a criação ou melhoria dos concorrentes.

    Nota 10 para o artigo. Simples e objective.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X