Carreira: Como ganhar mais ou ser promovido?

773

Kamba, você já se sentiu estagnado no trabalho? Sente que não é promovido, não tem prémios e bônus, o seu trabalho não é reconhecido, o salário não aumenta há anos! Mas, o que é que você tem feito para sair deste marasmo? Vai trabalhar todos os dias e faz exactamente as mesmas coisas, a procura de um resultado diferente? Já dizia o génio Albert Einstein, isto é pura insanidade!

Encare a sua carreira como uma árvore de frutos, antes de colher a manga doce, você precisa de plantar a semente, regar, garantir que apanhe sol, controlar as pragas, para no fim colher o resultado do seu esforço. No trabalho é exactamente a mesma coisa, você tem que se esforçar e fazer as coisas acontecerem, ficar parado não irá resolver nada, transforme-se em uma pessoa de acção, orientada para resultados.

Vou deixar aqui algumas acções que você pode implementar a partir de agora na sua postura no trabalho, para que possa chegar mais longe, melhorar a sua cotação com os seus superiores e por fim alcançar a progressão que tanto deseja. Irão sempre existir situações que estarão fora do seu controle, a situação financeira da empresa, os planos de carreira existentes, as tabelas salariais do mercado, mas você irá garantir que a sua parte está sempre feita e que está preparado para outro patamar, na sua ou em outra empresa. Então, aprenda e coloque em prática a partir de agora o seguinte:

  • Seja Responsável: Esta é uma das premissas mais básicas para qualquer funcionário e nem sequer devia estar a ser mencionada aqui, mas é uma falha constante e precisa ser abordada. Não cumprir horários, faltas sem aviso prévio, não entregar o trabalho atempadamente. Isso não lhe favorece, é importante saber assumir as suas responsabilidades.


  • Esteja Comprometido: A relação com a sua empresa é como um casamento, tem que haver comprometimento para o sucesso. Você não pode sair de casa para o emprego diariamente, mas assim que chega passa metade do dia a gastar o tempo em redes sociais, conversas, fumar ou tomar cafés, desta forma você não contribui para o sucesso da organização e isto se reflecte no que a empresa arrecada e no seu bolso.
  • Apresente soluções: Funcionários que apresentam soluções são muito valorizados, porque grande parte dos seres humanos quando encontra uma barreira fica parado, apenas focado no problema. Se encontrar um problema no seu trabalho, pare, pense um bocado e quando for apresentar o problema ao seu superior, apresente também a sua solução, mesmo que ela não seja implementada na totalidade, o seu chefe poderá tirar algumas ideias e o mais importante de tudo é que ele saberá com quem contar quando surgir algo mais complexo para resolver.
  • Colabore e comunique mais: É importante saber trabalhar em equipa para alcançar objectivos comuns, seja com pessoas da sua área ou de outro departamento seja aquele colega com quem é fácil tirar uma dúvida e trabalhar em conjunto.  Aprenda a ouvir activamente (perceber o que se pretende com determinado pedido) e não tenha vergonha de pedir ajuda a quem sabe mais de determinado assunto.
  • Vá além do esperado: Como se diz em inglês “go the extra mile”, isso significa que você tem que mostrar que está pronto para novos desafios, se analisa dados faça a analise um bocado mais profunda, se trabalha com atendimento, trabalhe para ter somente clientes satisfeitos.

Existem muitas outras atitudes que lhe podem ajudar, mas passe a implementar estas 5 diariamente no seu trabalho, com os seus clientes, com a chefia, com os seus colegas. Com o tempo irá notar os resultados, você se transformará em um magneto de coisas boas, de oportunidades, prémios, propostas e bónus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X