A sua mentalidade sobre dinheiro importa!

327

A nossa mentalidade em relação ao dinheiro e a gestão das nossas finanças pessoais é muito importante. As crenças que temos sobre dinheiro, sobre nós mesmos e sobre o mundo moldam como a nossa vida irá desenrolar. Com base nestas crenças, todos dias temos o poder de tomar decisões que nos farão progredir ou regredir financeiramente falando e não só. Decisões que você toma sobre poupar, gastar e lidar com dinheiro no dia a dia.

Se só tem pensamentos negativos vai estar encaminhar a sua vida nesse sentido, claro que, mentalidade positiva, sem esforço nem aprender as melhores práticas para a gestão do seu dinheiro também não o vai deixar muito longe.

Você já deve ter ouvido mais de um milhão de vezes que, deveria fazer um orçamento todos os meses, viver abaixo das suas possibilidades e não estar sempre endividado. Mas nada disso importa se não acredita que é possível ou se não estiver motivado para organizar as suas finanças.

As Pessoas que têm uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro acreditam em coisas como:

  • Tenho liberdade para gastar, mas também posso dizer não a uma compra.
  • Se tiver possibilidade, gosto de ajudar os outros.
  • Não preciso me comparar com os outros, a comparação é entre o “meu eu” de ontem e o “meu eu” de hoje.
  • Consigo alcançar meus objetivos financeiros, estabelecendo prioridades de acordo a minha realidade e desafios

A mentalidade é influenciada por muitos fatores diferentes, desde a sua criação, as experiências que vai tendo ao longo da vida. Anote aqui estão algumas das melhores maneiras para ter uma visão mais positiva sobre as suas finanças:

  1. Leia livros e blogs sobre finanças: Para ter acessos a formas diferentes de pensar, de pessoas que estudam e trabalham no tema e comece a formar a sua opinião. Qual foi o ultimo livro ou artigo que leu? É um tema em que procura conhecimento, todas as semanas ou apenas quando chove?
  2. Faça uma auto-analise e pergunte a si mesmo: O que ouvi e vi sobre dinheiro enquanto crescia? O que os meus pais fizeram com dinheiro que quero replicar? O que os meus pais fizeram com dinheiro que quero fazer diferente? Anote suas respostas, em papel ou no telefone e pense em que mudanças você precisa fazer na sua vida financeira.
  3. Se conseguir, ajude quem precisa: Muita gente acha que cuidar das finanças, querer ganhar mais dinheiro e ter objectivos é muito egoísta. Uma maneira comprovada de mudar este pensamento é tornar-se mais altruísta (sempre dentro das suas possibilidades). Que tal, nem que seja uma vez por mês ajudar alguém que necessite de ajuda financeira, material escolar, roupas ou alimentação seja uma pessoa, ONG, uma igreja.
  4. Sonhe com sua reforma, com as suas férias e os seus projectos: Imagine sua vida no futuro em alta definição e deixe isso ser sua motivação. Daqui a 6 meses, daqui a 1 ano, daqui a 10 ou a 15 anos o que estará a fazer? Adoro planear as minhas próximas férias e pensar no que farei daqui a uns anos quando estiver na idade da reforma. Um erro muito comum é viver apenas no presente e não planear, tenha metas em relação a estes sonhos e movimente-se em direcção a elas.
  5. Acredite que é possível: Não importa sua raça, religião, nível de renda – você tem o poder de fazer seu próprio caminho. Algumas pessoas têm obstáculos maiores na sua caminhada do que outras, mas simplesmente acreditar é o primeiro passo. O seu comportamento seguirá suas crenças, tornando mais fácil adquirir novos e bons hábitos, alinhados com os seus objectivos e sonhos, foque nas coisas que você pode controlar.
Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X