O estado da nação e as contas em casa!

920

Kamba, esta semana o país inteiro esteve ansioso para ouvir o discurso do Presidente da República sobre o estado da nação! E você, já pensou em fazer uma análise do estado das suas contas em casa? Pensamos em Angola como sendo a nossa casa e todos que aqui vivem, a nossa grande família. Durante o discurso foram focados vários pontos sobre gestão financeira que se analisarmos como se fossem para as nossas contas de casa, teremos muitas lições a aprender:

1- Necessidade de honrar o pesado serviço da dívida: É a consequência de um excesso de endividamento a juros altos, no principio é tudo “muito bonito”, recebemos o dinheiro e temos mil projectos “as vezes grandes demais”, mas quando a prestação chega percebemos que não temos condições de assumir um encargo tão grande! É preciso analisar se os empréstimos que está a contrair não irão prejudicar a sua vida no futuro! Analise sempre a sua taxa de esforço como já ensinamos em Cuidados a ter antes de pedir um crédito!

2- Dependência quase exclusiva das receitas do petróleo: É importante ao longo da vida investirmos em activos que nos gerem rendimentos, colocar o dinheiro a trabalhar para nós. Mesmo que estejamos em óptimo emprego é sempre necessário pensar e se as coisas mudarem? Qual será a minha situação financeira? Nestes últimos anos de crise muitos funcionários de grandes empresas foram surpreendidos com o despedimento. A nossa dica no final do ano passado foi ter Investimentos em 2019 clique e veja o que você pode fazer para aumentar as suas fontes de rendimento, não esteja tão dependente de uma única fonte.

3- Melhoria na qualidade da despesa pública: Foi informado no discurso, que foi possível fazer poupanças em até 60% no gasto com medicamentos, apenas fazendo mudanças na forma de contratação. Para conseguirmos alcançar os nossos objectivos financeiros é muito importante sabermos como controlar os nossos gastos, faça pesquisa de preços, compre directo ao produtor, reveja a necessidade das suas despesas face ao contexto actual! Confira as nossas Dicas para gastar menos e guardar dinheiro.

Com estas lições aprendidas com o discurso sobre o estado da nação, faça uma reavaliação do último ano em sua casa no quesito finanças e trace uma estratégia para melhorar. Boa sorte!

1 Comentários
  1. Rui Alberto diz

    Gostei do artigo muito bom. Continuem o bom trabalho que têm feito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X