Final de ano e contas à vida! Como está o seu bolso?

688

Kamba, o ano está a chegar ao fim!  Como andam aqueles projectos que se propôs a começar? Como está a sua conta bancária? Goza de boa de saúde ou está anémica?

Tem feito estas perguntas a você mesmo? Está a monitorizar se o ponto em que está vai de encontro ao objectivo que traçou ou ao seu sonho? O que fez para chegar até aqui é  suficiente para ir mais além ou estagnou na vida e nas finanças? O que tem que fazer para melhorar ou voltar ao caminho certo?

Tempo e dinheiro são as variáveis mais importantes a ter em conta no caminho para a independência financeira. Por isso, a principal conta a fazer é quantos anos tem e quanto dinheiro tem investido e poupado? Se fez as contas e viu que a sua situação não está muito favorável, você pode até tentar mentir para si mesmo e para outros, mas o extracto bancário e o bolso vazio não mentem!

Então, vamos acelerar o passo! Vamos sair deste buraco e vitaminar a conta bancária antes que o ano acabe!  A forma com que você vai entrar em 2019 vai definir a sua atitude o resto do ano. Vou propor aqui algumas dicas (umas mais radicais que outras) que lhe vão ajudar a dar um “boost” nas suas poupanças, melhorar o resultado da sua conta a vida e até a ganhar um dinheiro extra:

  • Cuidado com a euforia, perto do final do ano há muita pressão para gastar-se mais, prendas, almoços de natal, festas de final de ano, amigo oculto, espectáculos, etc. Você tem que se divertir com certeza, mas antes de cair nas malhas de uma “operação dezembro falido” para se arrepender dos gastos em Janeiro, proteja o seu dinheiro de si.
  • Poupe os subsídios e prémios, se vai receber subsidio de natal, de férias ou um prémio de desempenho agora perto do final de ano, finja que nem viu e transfira logo para a sua conta poupança. Se for possível, faça logo uma aplicação financeira e esqueça que o dinheiro existe. Experimente o Depósito a Prazo Super Ágil do BANCO ATLANTICO, com pagamento de juros antecipados a partir do 5º dia útil. Esta é uma táctica boa para conseguir proteger o dinheiro de você mesmo tal como descrito no ponto anterior.



  • Poupe 50% dos seus rendimentos, esta técnica não é viável para todos, mas funciona muito bem para quem não tem muitas responsabilidades como um jovem na casa dos 20 anos que trabalha e vive com os pais. Funciona também para casais que tenham um salário similar, podem viver com o salário da mulher e poupar o do marido. Mais uma vez, use a mesma táctica dos subsídios e prémios, se não estiver disponível, a tentação é menor. Aplique todos os meses a parte poupada dos rendimentos .
  • Se for necessário mude-se, a casa onde mora é bem localizada, mas a renda é muito pesada? Mude-se para uma zona mais económica, ou para uma casa mais pequena e tenha uma folga nas contas. Se nisso conseguir poupar 5% ou 20% do valor da renda, o que você tem que fazer? Boa, você está a ficar bom nisso!
  • Viva abaixo das suas possibilidades, não tenha uma vida que o consome todo seu dinheiro, baixe o padrão, tenha um carro mais simples e dinheiro na conta. Tente sempre ganhar mais e gastar menos, como ensinado em o segredo para conseguir a independência financeira

Aplique estas dicas Kamba, em Janeiro a sua conta estará a sorrir para si e para o novo ano! Poderá começar 2019 com outra mentalidade e atitude! Vamos a isso?

2 Comentários
  1. Marcos Missula diz

    Valeu Márcia
    Suas dicas são muito úteis, que já me levou a compra títulos do tesouro e que está a ser uma experiência muito boa. Bom trabalho e continue com as dicas.
    😘

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Kamba Marcos, obrigada pelo feedback.

      Fico muito contente que o nosso trabalho esteja a ajudar a melhorar a sua vida financeira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X