Os 4 pilares para a independência financeira

1.854

Se o ponto de partida para ser um Kamba Rico é você começar a organizar a sua vida financeira, então podemos definir que o ponto de chegada é de certeza chegar a sua independência financeira. Certo?

Ok! Mas vamos com calma, o que é a independência financeira? Não podemos começar uma corrida sem conhecer exactamente o seu fim, portanto, você encontrará diversas opiniões sobre o que é a independência financeira. Na minha opinião a independência financeira não significa ter um bom salário, um emprego que pague bem ou não depender de outra pessoa para ter seu dinheiro e para pagar as suas contas. Você tem que perceber que a independência financeira é poder gerar uma renda perpétua ou ter economias suficientes, que sejam capazes de manter o seu estilo de vida padrão confortável por tempo indeterminado sem que você tenha obrigatoriamente que trabalhar.

Assim, para que cruze a linha de chegada (ser um Kamba Rico) é importante que você saiba que caminho deve percorrer e quais são os quatro principais passos ou pilares em que você deve colocar todo o seu foco: Ganhar, Poupar, Investir e Empreender.

  1. Primeiro você deve ganhar rendimentos. Este é o ponto de partida para a sua independência financeira. Sem uma fonte de rendimentos nada acontece, sem nascente não há rio. Estes, podem ser provenientes dos seus salários, dos seus negócios, uma herança, etc. O importante é que você aprenda, a fazer uma gestão inteligente dos seus rendimentos para que não ceda às pressões do consumismo e não viva acima das suas possibilidades e da sua realidade financeira.
  2. Depois disso, o segundo passo é criar hábitos de poupança. Com os rendimentos disponíveis, o seu maior foco tem que ser em não gastar tudo que ganha. Esqueça a “chapa ganha, chapa gasta”. Faça uma reavaliação dos seus gastos e veja o que é supérfluo e elimine (você não precisa de gastar alguns milhares de kwanzas todos os meses em restaurantes ou roupas). Calcule um montante mensal fixo a poupar que lhe deixe confortável para viver. Assim que receber os seus rendimentos deixe logo esse valor de parte, esqueça que existe. Só depois comece a pagar as suas contas. Pense que primeiro você deve pagar a si mesmo, se recompensar (poupança) e depois vai pagar os outros (compras, contas, dividas, etc). Se recompensar não é ir jantar fora e gastar o seu dinheiro, isso é você dar o seu dinheiro aos outros. O objectivo é alimentar a sua poupança e pensar nela como um filho. Veja o seu filho crescer, ficar bochechudo e gordinho.


  3. Depois de ter alguma poupança não mantenha o dinheiro no garrafão. O seu próximo passo é investir o seu dinheiro. Muito ou pouco, dinheiro não deve ficar parado, o seu novo foco será fazer com que ele se multiplique ou no mínimo que não perca valor para a inflação. É hora do seu filho lhe dar netos, ou há quem prefira dizer, é hora do seu dinheiro a trabalhar para si. Sim, é isso mesmo, ou o seu dinheiro lhe dará netos ou ele será o seu novo empregado você escolhe a abordagem.
    Em Angola existem várias opções de investimento com mais ou menos risco, tudo depende do que você está disponível para fazer. Pode, por exemplo, fazer um depósito a prazo. Há bancos comerciais com taxas de juro para depósitos a prazo a partir de 2,5%, por exemplo, podendo mesmo chegar até 17%, conforme o montante aplicado e o prazo. Pode também investir num imóvel e arrendá-lo, investir num negócio que dê lucros, comprar títulos do tesouro, etc. Ajuste a suas opções a sua realidade e disponibilidade.
  4. Empreendendorismo, é fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade é à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação. Pense nas suas aptidões, crie um pequeno negócio que tenha possibilidade de crescimento. Sonhe com algo novo e implemente. 

Com esses quatro passos em vista e sabendo qual o caminho a seguir, você deve informar-se, experimentar e ser criativo. O importante é que você arrisque em algo que lhe dê garantias de retorno e nunca, nunca, nunca o faça perder dinheiro. O objectivo é que você aprenda a aplicar essa fórmula simples repetidamente e faça o seu filho, o seu património, crescer e se multiplicar. Esse hábito, disciplinado e regrado, vai ajudá-lo a alcançar a sua liberdade financeira.

Para finalizar é importante que você saiba que se você não consegue gerir dezenas como o kamba pobre, você nunca chegará a gerir milhões para chegar ao Kamba Rico.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X