Tempo é dinheiro! Como gere o seu?

471

Kamba, todo mundo já ouviu e aposto que já usou algumas vezes esta expressão “tempo é dinheiro” mas poucos realmente valorizam e avaliam a utilização do seu tempo.

  • Será que estou a fazer a coisa mais acertada para o momento?
  • Será que estou a fazer da melhor forma?
  • Será que esta ou aquela tarefa acrescenta valor ao meu dia?

Em uma das nossas palestras tivemos um participante que partilhou a sua experiência relativamente a sua relação com tempo/dinheiro “Temos que estar atentos ao que fazemos com o nosso tempo. As minhas expectativas de vida são mais altas que o meu salário por isso sempre que saio do meu turno, faço um trabalho de taxista entre 2 a 3 horas para complementar a minha renda” . Esta afirmação fez um click para muitas pessoas que estavam na sala!

Se todos temos as mesmas 24 horas, porque é que algumas pessoas alcançam melhores resultados do que outras e conseguem gerar mais dinheiro com o seu tempo? Você pode estar achar que não tem tempo para nada e está a cair nas mãos dos grandes vilões da gestão de tempo, o que pode estar a custar dinheiro para si ou para a sua empresa! Confira aqui alguns destes vilões do tempo que afectam as pessoas em casa e no trabalho em todo mundo:

1- Redes Sociais: O Whatsapp, o Facebook, o Instagram e outros vieram para ficar, nós é que temos que saber geri-los! Conversamos com os nossos colegas, família e amigos. Estando presentes nas redes sociais ficamos a par das últimas novidades, é muito divertido mas também viciante. Consome muito do nosso tempo produtivo. “Tenho que fazer projectos para o meu negócio ou falar com clientes, mas o debate no grupo de whatassp de empreendedores está muito bom!”. Sem nos darmos conta perdemos diariamente entre 2 a 3 horas, gasto em tempo vazio que não gera resultado para os nossos projectos. O que podemos fazer?

  • Fixar um tempo limite para redes sociais,
  • Desligar notificações,
  • Apenas entrar no intervalo das suas tarefas.
  • Fazer sempre as perguntas que deixamos na introdução!

2- Excesso de reuniões: Ainda há pessoas que em pleno século 21 acham que para tudo devemos ter uma reunião presencial e isto gasta o tempo das duas partes. Como solução, sempre que desejarem marcar uma reunião consigo, sejam colegas, clientes, parceiros pergunte:

  • Podemos resolver por telefone?
  • Podemos tratar por email?
  • A reunião pode ser por Skype?

3- Querer fazer tudo sozinho: Em outras palavras é o não delegar, o nosso melhor exemplo é aquela dona de casa que tendo os filhos, o marido e a empregada prefere fazer a maior parte do trabalho doméstico sozinha, o faz porque fica melhor feito, terminando o seu dia completamente esgotada. Reclama que não tem tempo para si nem para os seus projectos queria ler mais, queria fazer um curso, queria investir em um negócio. Repartindo as tarefas com a sua família, colegas, equipa, conseguirá realizar muito mais!

Partilhe o artigo com os seus grupos de whatsapp, com os colegas e até com a família!

Existem outros vilões do tempo que não mencionamos, comente aqui quais os que mais lhe afectam e como tenta ultrapassar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X