Activo ou Passivo? O que você tem na mão?

1.457

Em finanças pessoais o maior objectivo é atingir a independência financeira. Para chegar atingir este ponto todo Kamba Rico precisa de ter noções básicas dos dois possíveis destinos do nosso dinheiro e perceber as diferenças entre ambos, um Activo e um Passivo. Vamos agora compreender isso!

A definição de activos e passivos é normalmente associada à contabilidade, em que activos são todos os nossos bens e direitos, enquanto os passivos representam nossas obrigações. Na prática, os activos contabilisticamente podem ser representados por imóveis, investimentos, automóveis, terrenos, etc, ou seja tudo que for de nossa propriedade e ainda às dívidas a receber. Já os passivos são todas as dívidas que termos que pagar a outros.

Em finanças pessoais existem ligeiras diferenças nas definições de activo e passivo, veja:

  • Um Activo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, ou seja, tudo que possua e que lhe renderá ganhos, podendo se transformar em uma fonte de rendimentos pernamente. Comprou algum bem que é capaz de aumentar de valor e de ainda lhe render algum dinheiro? É um Activo!
    Há activos que geram ganhos somente uma vez, geralmente num acto de venda e outros que geram ganhos periodicamente. Exemplo: Uma casa, apartamento ou outro tipo de estabelecimento, quando adquirido visando a venda ou arrendamento.



  • Um Passivo é tudo aquilo que retira dinheiro do seu bolso, é exactamente o oposto de um activo, e é tudo aquilo que lhe irá gerar gastos periodicamente. Comprou algum bem que, além do valor de compra lhe obrigue a pagar juros mensais e ainda fará com que você gaste com impostos, manutenção, taxas e outras despesas em geral? É um Passivo!

Percebeu como é simples?

Em contabilidade, quem compra um carro está a comprar um activo, mas um carro é mesmo um activo para seu bolso? Olhemos além das palavras e definições e vamos supor que você resolveu comprar um carro novo, que despesas podem surgir? Manutenção, combustível, seguros, taxas de circulação, ou seja, o carro novo vai fazer com que gaste mais ou lhe vai render dinheiro? Para você um carro é um activo ou um passivo? Pense em outros exemplos da sua vida.

Agora que você percebeu e consegue identificar o que é um activo e um passivo você tem que conseguir fazer este tipo de análise para os seus gastos e tem que trabalhar para ao longo do tempo acumular mais activos e menos passivos.

Quer ser rico? Compre activos!

Quer continuar pobre? Compre passivos!

Quanto mais activos reais você possuir, mais dinheiro ganhará e quanto menos passivos possuir, menos dinheiro gastará. Como você já deve ter percebido, passivos podem ser muitas vezes coisas que desejamos ter em nossas vidas a fim de ter um maior conforto: uma casa grande, um carro, electrónicos de última geração capazes de maximizar nossas experiências e diversão. Entretanto, é necessário fazer um balanço saudável de forma a manter as despesas dos passivos tão baixas quanto for possível!

Agora que você já sabe tudo sobre activos e passivos,  comece a montar o seu patrimônio cheio de activos e seja o próximo Kamba Rico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X