Salário ou Renda Passiva? Como atingir a riqueza?

2.244

Ganhar rendimentos é o ponto de partida para a grande caminhada até a independência financeira. É a partir destes que nos é possível realizar todas as outras etapas do percurso, tal como poupar, investir ou empreender. Saber quais as possíveis formas de obter os seus rendimentos deverá ser uma das primeiras prioridades de um Kamba Rico.

Para isso você precisa conhecer as 3 possíveis formas:

  • Salário é o rendimento recebido periodicamente de um empregador pela venda das nossas horas de trabalho. Normalmente é a primeira fonte de rendimento real sendo que a evolução na carreira e o aumento da experiência profissional são algumas das possíveis formas de um aumento deste rendimento. Regra geral é através deste rendimento que você terá dinheiro para poupar, investir ou empreender.
    Neste caso temos somente que levar em consideração que a nossa capacidade de trabalho activa é limitada até a idade da reforma, portanto o salário não é eterno e não pode ser a nossa única fonte de rendimento.

 

  • Renda Extra: São rendimentos ocasionais que pode obter, por prestar um serviço, vender produtos e outros. Tal como o salário não têm um carácter duradouro, mas é sempre um bom exercício procurar uma nova fonte de rendimento. Leia o artigo Como ganhar um dinheiro extra para encontrar algumas outras ideias.

 

  • Renda Passiva: É toda e qualquer fonte de renda que não dependa de seu esforço pessoal para que ela aconteça. Tem como beneficio o fato de que, após o esforço inicial de tempo e dinheiro, você terá que investir um pouco de tempo ocasionalmente. Veja alguns exemplos de renda passiva:
    • Imóveis alugados;
    • Um depósito a prazo que lhe pague juros periódicos;
    • Negócios que você não tenha que gerir diariamente;
    • Ações na bolsa de valores de empresas que pagam dividendos;



O truque a ser aplicado para chegar a independência financeira é usar o seu salário para adquirir activos e investimentos que lhe gerem uma renda passiva. Perceba que em todos os exemplos foi necessário um investimento inicial que pode ser de tempo, dinheiro, esforço pessoal ou até mesmo uma combinação dos três. A partir desde investimento inicial, a coisa começa a funcionar de forma automatizada, fazendo com o que o volume gerado seja cada vez maior com o passar do tempo.

A sua visão de futuro deverá ser estar em uma praia paradisíaca a tomar um cocktail, descansado, porque a sua renda passiva está sempre a “cair”, ou seja, o seu dinheiro está a trabalhar para si. Parece sonho, mas pode ser a sua realidade de Kamba Rico, basta traçar os seus objectivos e ter foco!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X