A sua vida financeira tem prioridades?

745

Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. O que é prioritário ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem. Fazer prioridades é um dos segredos para alcançarmos melhores resultados na vida em geral!

Na vida financeira é muito importante estabelecermos uma ordem nos nossos sonhos e objectivos. Como fazer isso? O primeiro passo é definir estes sonhos. Nas nossas sessões de aconselhamento financeiro esta é uma das principais perguntas:

  • Quais são os seus sonhos e objectivos?
  • O que é aquilo que mais deseja realizar na vida?

As respostas variam muito, todos nós temos muitos sonhos diferentes, uns mais simples e mais baratos, outros mais elaborados e caros. Desde a casa própria, a formação/ actualização profissional, a universidade dos filhos, cuidar dos pais na velhice, um carro, uma mota, uma TV, uma viagem num cruzeiro, etc.

Um erro que é cometido frequentemente quando o orçamento é limitado é tentar realizar todos os sonhos de uma única vez. Como resultado sente-se ansioso, assoberbado e desiste de tudo.

Portanto, Saiba que quando o dinheiro é limitado devemos estabelecer as prioridades do orçamento doméstico. É necessário definir aonde encaminhar todo o dinheiro que conseguimos poupar, respondendo a duas perguntas muito simples:

  • O que eu quero alcançar ainda este ano? Quero por exemplo começar a juntar dinheiro para comprar um terreno.
  • Assim que conseguir o objectivo principal quais serão os próximos passos? A minha próxima prioridade, será ter dinheiro disponível para vedar o terreno. Ou não, quero comprar uma mota para me deslocar mais rapidamente pela cidade.

Com as suas respostas faça um top 3 dos objectivos e comece a poupar para realizá-los mantendo sempre o foco na sua prioridade antes de qualquer outra escolha. Atenção, que é muito importante ser consistente na sua intenção; não adianta começar o ano a poupar para a sua prioridade e perder o interesse a meio do caminho, comprometa-se!

Para finalizar, um conselho que damos sempre a quem está a poupar para um objectivo é nunca deixar o dinheiro parado. Marque uma data para usar o dinheiro e enquanto não for necessário constitua uma aplicação a prazo e já ganha um dinheiro extra com os juros. Experimente o depósito a prazo poupa e ganha do ATLANTICO com constituição a partir de 10.000 kz e com a possibilidade de ganhar vários prémios.

Ao aplicar a poupança da sua prioridade protege o dinheiro de si mesmo, não terá como gastá-lo desnecessariamente.

Quais são as suas prioridades? Comente aqui e coloque o seu dinheiro a trabalhar para aquilo que realmente importa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X