Tem investido na sua carreira profissional?

1.139

Mais um ano chegou, repleto de novos desafios e ainda com muita incerteza no ar, não sabemos como vai evoluir a pandemia e o seu efeito na economia e no trabalho das pessoas tem sido muito negativo. O mercado está mais difícil e competitivo para todos, pois o desemprego tem assombrado a vida de muitos profissionais qualificados.

Dito isto tenho uma pergunta para si kamba, você tem investido na sua carreira profissional ou desde que saiu da universidade/curso médio e começou a trabalhar acha que já não precisa de melhorar em nada? Tenha muito cuidado porque esse pensamento já prejudicou muito boa gente com um grande potencial pela frente, como já mencionamos no artigo sobre Os Melhores Investimentos, você é o seu melhor activo e tem que investir em si mesmo na sua melhoria contínua e evolução.

Veja aqui alguns passos para executar de uma forma planificada o investimento na sua carreira:

  • Tenha objectivos e um plano de acção: Que passos você quer dar no seu emprego? Quer passar de técnico para gestor? Quer passar para uma carreira internacional? Quer mudar de área? Pense num objectivo de médio e longo prazo para a sua carreira e em acções diárias que pode implementar que lhe vão deixar mais perto de alcançar a sua meta.
  • Avalie as suas competências técnicas: Qual foi a ultima vez que você leu um livro ou um artigo de especialidade, fez um curso de actualização, aprendeu uma língua? Nós temos que ser proactivos na nossa capacitação. Vamos imaginar que você seja engenheiro civil, por acaso sabe se a ordem dos engenheiros tem disponibilizado cursos sobre cálculos de estruturas que é uma competência técnica que você sabe que precisa de melhorar?
  • Avalie as suas competências comportamentais: Como andam as suas soft skills? Competências como capacidade de trabalho em equipa, liderança, empatia, comunicação efectiva, adaptabilidade, entre outras, têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Você é daqueles que não ajuda ninguém no seu escritório? É aquele que todos os colegas têm medo de trabalhar num projecto?
  • Procure um mentor: Quem na sua organização ou até fora dela o inspira como profissional? Um mentor pode mostrar-nos caminhos que ainda não conseguimos visualizar, pode orientar-nos para um maior sucesso e realização profissional.

Para 2021 já sabe, invista na sua carreira e no seu crescimento profissional, irá colher juros muito bons no futuro! Eu recomendo este investimento. 😉


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X