Se for demitido(a)? Como me organizar?

2.424

Kamba, com a crise económica e financeira instalada no país nos últimos anos, a maior parte das empresas grandes, pequenas e até o estado, necessitam constantemente de reavaliar a sua estrutura e de tentar “emagrecê-las”. É uma luta pela sobrevivência da própria empresa e nunca é uma notícia muito boa para os funcionários já que normalmente implicam despedimentos.

Se você caiu no despedimento, seja qual for o motivo, terá uma pressão financeira maior, porque não terá entrada de rendimentos (dinheiro), por um tempo indeterminado e mesmo que receba uma boa indemnização este dinheiro precisa de ser muito bem gerido.

Em Angola ainda não existe o subsídio ao desemprego, por isso assim que for despedido estará por sua conta. Este é um dos motivos principais para criar um fundo de emergência .



Se você recebeu a notícia, já está em período de aviso prévio e não sabe o que fazer da vida, tenha calma! Respire fundo, não entre em pânico e siga as 5 dicas abaixo para se organizar:

  1. Converse com a sua família: Não adianta tapar o sol com a peneira, explique as pessoas mais próximas, principalmente ao seu esposo(a) qual a nova situação, e que será necessário reduzir o padrão de vida até você conseguir um novo emprego. Vai ser necessário funcionarem como uma equipa.
  2. Calcule quanto dinheiro tem: Liste todo o dinheiro que tem disponível em todas as contas, some o salário que ainda tem a receber e o valor da indemnização. Este é o dinheiro que terá disponível para a sua fase de desemprego, deve ser bem gerido. Aproveite e veja se emprestou dinheiro a alguém que ainda não devolveu, será um extra precioso.
  3. Reduza as despesas para o básico: Reduza ao máximo as suas despesas, tudo que for supérfluo dispense. Os passeios dispendiosos, idas à restaurantes, se tem empregados domésticos dispense ou negoceie uma redução de salário temporária, reduza também aquele pacote de TV para um mais básico. Depois desta análise calcule por quanto tempo o seu dinheiro disponível irá durar. Ex: Se somando todo o seu dinheiro você tem disponível 600.000 Kzs e precisa de 50.000 Kzs por mês para viver , isso significa que tem dinheiro para 12 meses.
  4. Procure uma renda extra: Já explicamos anteriormente várias formas simples de conseguir ter uma renda extra clique e descubra Quer ganhar uma renda extra? Se tentar empreender em um novo negócio tenha cuidado ao fazer o investimento inicial, não coloque todo o seu dinheiro pois se algo correr mal estará numa situação muito pior.
  5. Aceite um salário inferior: O seu ego pode não concordar, mas o mercado está inundado com bons profissionais desempregados, o que significa que pela lei da procura e oferta o seu salário ideal poderá já não estar a ser praticado. Aceite este salário mais baixo e continue a sua busca por uma recolocação melhor, pelo menos desta forma já recebe algum dinheiro.

O período de desemprego é extremamente difícil, mas um Kamba Rico tem sempre uma estratégia para controlar a situação e nunca é apanhado desprevenido.

E você kamba, já passou por um despedimento? Como geriu a situação? Usou alguma estratégia diferente destas? Deixe aqui o seu comentário e partilhe a sua experiência com todos os nossos kambas.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

5 Comentários
  1. Cláudio Soares diz

    Excelente artigo, com dicas muito práticas e adaptadas ao contexto angolano. Muito obrigado e continuação de excelente trabalho!

    1. Patinho Feio diz

      Muito bem Márcia!

  2. Edvânia diz

    Excelente artigo. Dicas fundamentais para quem está no desemprego

  3. Rosa diz

    Na fase em que nos encontramos estás dicas são muito úteis, o nível de desemprego irá subir e temos que começar a nos prevenir . Obrigada Kamba Rico pelas boas dicas.

  4. Dalton diz

    Muito boas dicas , cabe o pessoal aplicar quando se deparar com uma dessas situações

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X