Qual o seu ponto de tensão financeira?

349

Trocando por miúdos Kamba, aonde sente dor quase todos os meses na hora de fazer os seus pagamentos? Essa tensão pode ser resultado de algumas escolhas que você tenha feito ou até mesmo de situações da vida que estão fora do seu controle.

As 3 dores mais comuns que vários Kambas relatam nas nossas sessões de aconselhamento financeiro são:

Manutenção da Casa: Ter uma casa, bonita maravilhosa é o sonho de todos. Mas é preciso saber equilibrar o conforto que queremos e o custo de manutenção mensal. Desde a taxa de condomínio, a manutenção dos Acs, a conta de electricidade, compra de água para os tanques, etc. Reavalie o custo/benefício da casa onde vive. Ainda vale a pena?

Acompanhamento médico: Esta despesa faz parte de todas as etapas da nossa vida, mas para quem precisa de conviver com doenças crónicas ou condições de saúde que requerem cuidados específicos é bem mais difícil ter capacidade financeira para acompanhar as necessidades de tratamento. Mesmo que tenha um seguro de saúde, existe sempre o limite de coberturas.

Caso esteja nesta situação, procure fazer o melhor dentro das suas possibilidades, converse com os médicos sobre as prioridades no tratamento, se possível adquira pacotes de consultas que concedam descontos. A cada procedimento que vá efectuar pergunte ao seu médico que precauções pode ter em casa para melhorar o seu estado, desta forma fará menos consultas e por consequência pagará menos. No caso de se tratar de um paciente oncológico, na altura de fazer exames em clínicas privadas pergunte se existe algum convénio para pacientes de centros oncológicos. 

Para consultas e exames não se esqueça de pesquisar os preços em diversas clínicas, no nosso mercado existe muita variação nos preços dos serviços médicos e poderá poupar entre 20 a 40% do preço tendo a mesma qualidade.

Educação dos filhos: É muito natural como pais querermos para os nossos filhos o melhor da vida, nos esforçamos a dar aquilo que nunca tivemos e que os pode beneficiar no futuro. A educação está nessa categoria de despesas que muitos pais esforçam-se para dar o melhor aos filhos, muitas vezes a custa de afundarem totalmente a sua vida financeira! O que não é nem saudável, nem sustentável.

Escolha, uma creche, escola ou universidade que caiba no seu bolso e que ainda assim tenha folga e equilíbrio nas suas outras despesas. Muitos pais descobrem a cada a mês aonde tirar dinheiro para pagar a escola dos filhos, conseguem pagar a mensalidade fazendo altos empréstimos ou com o apoio de familiares (geralmente os avôs). Muitas vezes o filho está apenas no ensino primário e o pai já enterrou todas as suas poupanças em mensalidades de uma escola fora do seu padrão. Você consegue pagar a educação que escolheu para os seus filhos?

Kamba, não é vergonha nenhuma dar um passo para trás e viver com despesas que o seu orçamento consegue suportar, talvez no futuro você construa uma estabilidade financeira maior e poderá ultrapassar toda esta tensão financeira. Comente aqui o que acha sobre isso, você tem ou já teve um ponto de tensão financeira?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X