Promova o bem estar financeiro dos seus colaboradores!

277

A saúde financeira é uma medida de bem estar que deve estar equilibrada com a saúde física e mental. O mínimo desequilíbrio em um destes campos afecta a nossa qualidade vida, produtividade e eficiência.

Em Angola, o stress financeiro faz parte do nosso dia dia devido as condições sócio-económicas do país. Para quem cá vive é necessário ter uma estratégia para ultrapassar a desvalorização do kwanza, a subida de preços e o aumento da carga fiscal. Sobem os gastos com alimentação, comunicação, transporte, entre outros e o que raramente sobe é o salário. Quem está empregado sente que o seu salário vale cada vez menos, sentindo-se desmotivado por não alcançar os seus objectivos pessoais devido a falta de disponibilidade financeira.

Para combater os efeitos do stress financeiro nos colaboradores recomendamos a promoção do bem estar financeiro dentro da organização seja ela grande ou pequena.

Como pode ser feita a promoção do bem estar financeiro? O primeiro passo é levar em conta as crenças e os diferentes contextos que os colaboradores vivem, dentro e fora da empresa, pontos como o grau de escolaridade, oportunidades de crescimento na carreira, o número de membros nas famílias, benefícios adicionais ao salário, qualidade do ambiente de trabalho, que dificuldades enfrenta no seu dia a dia; são importantes para perceber o funcionário, as suas motivações e os seus anseios.

A seguir procure promover acções de educação financeira dentro da empresa com palestras, rodas de conversas informais para partilha de experiências entre os colaboradores, divulgação de conteúdo relacionado a gestão de finanças pessoais, até pode pensar na oferta de livros relacionados com o tema em ocasiões festivas.

Estabelecer um programa de educação financeira na organização tem vantagens tanto para o colaborador pela obtenção de ferramentas para organização da sua vida financeira com efeitos para melhorar o seu futuro, o alcance de uma vida mais intencional movendo-se para a realização dos seus objectivos pessoais.

Para a organização as vantagens passam pelo aumento da motivação e do sentimento de pertença dos colaboradores ao saber que para além da busca por resultados a empresa está preocupada com a sua qualidade de vida e sucesso pessoal, aumento da produtividade e engajamento nas equipas pois os problemas financeiros deixam de ser um motivo de preocupação e roubo da atenção e foco dos colaboradores.

Seja qual for a sua posição dentro da sua empresa, promova a educação financeira, partilhe dicas, melhores práticas com os colegas, conversem sobre temas relacionados a melhoria da vossa vida financeira. Todos saem a ganhar Kamba!🤗


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X