Problemas financeiros dos seus colaboradores afectam o lucro da sua empresa?

1.092

Todos tentamos ter uma vida pessoal e profissional bem sucedida. Queremos ser produtivos no trabalho para crescer na carreira e também queremos ter tempo de qualidade com a nossa família, atingindo um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Trabalhadores e empregadores tentam em vão forçar esta separação, mas, a vida é só uma. Todos os dias acontecem situações na nossa vida pessoal que afectam o desempenho profissional e vice versa. Apesar de serem ambientes diferentes não existem “avatares” que você liga quando vai ao trabalho, e desliga quando chega a casa. O corpo e a mente que saem de casa com inúmeros problemas são os mesmos que entram pela porta da empresa. E quando o assunto são as finanças, para muitos, mais complicado fica!

Diversos estudos mostram os impactos negativos que os problemas financeiros causam no desempenho profissional das pessoas. Por isso é tão importante que as organizações prestem atenção a esta problemática e de alguma forma, por meio da sua responsabilidade social, contribuam para o aumento da literacia financeira dos seus funcionários.



Veja alguns dos impactos negativos que afectam a produtividade e consequentemente o lucro das empresas por parte de quem tem problemas financeiros:

  • Falta de concentração e foco no trabalho, um pai/mãe que não consegue gerir os seus rendimentos e pagar a escola dos filhos, normalmente, quando está no seu posto de trabalho não está concentrado em desempenhar as suas funções com qualidade. A sua concentração está direccionada na procura de uma solução para o seu problema.
  • Aumento do absentismo, o colaborador com problemas financeiros sente-se muitas vezes frustrado e deprimido, o que manifesta-se fisicamente com sintomas muito relacionados a ansiedade. Também demonstra comportamentos destrutivos. Por exemplo um colaborador que já não tem uma boa prestação no trabalho, o seu emprego está por um fio, mas prefere faltar ao serviço porque para ele já não tem nada a perder.
  • Aumento da irritabilidade, um colaborador nesta situação normalmente tem os “ânimos a flor da pele” e é muito propenso a criar um mau ambiente no trabalho. Poderá criar uma má relação com os colegas e frequentemente estar no centro de algum conflito.

Para as organizações é  essencial desenvolver acções preventivas que incentivem a educação financeira aos seus colaboradores, demonstrando uma preocupação com o futuro destes e evitando ou minimizando o impacto destes efeitos colaterais na sua equipa. Está comprovado que muitas vezes estes problemas financeiros dos colaboradores de uma empresa estão mais relacionados com a falta gestão e controlo dos seus gastos do que com o salário que elas auferem.

Por outro lado, se você está altamente endividado e os seus problemas financeiros têm afectado o seu desempenho e resultados no trabalho, veja como pode melhorar:

  • Converse com pessoas de confiança, explique qual a situação, a sua esposa, a um amigo, aos seus pais ou irmãos. Alguém que você sabe que lhe dará uma boa orientação e não que você vá pedir dinheiro emprestado (você tem outras opções a explorar). Duas cabeças pensam melhor que uma e quem está do lado de fora normalmente consegue ver e avaliar melhor a situação.
  • Solicite apoio no trabalho, se a sua empresa tiver um departamento de recursos humanos ou uma área social poderá verificar se existe algum programa de assistência ou aconselhamento financeiro, ou se a empresa pode ajudá-lo de alguma maneira a resolver o problema. Se a empresa for pequena, converse com o seu chefe directo.
  • Monte e execute um plano para sair da dívida, quando temos problemas financeiros, não adianta chorar pelo “leite derramado”, temos que partir para a acção e procurar uma solução. Temos já aqui publicado um passo a passo para ajudá-lo a sair das dívidas, leia  Como livrar-se das dívidas.

Estar com todos os seus problemas financeiros resolvidos irá dar-lhe uma tranquilidade e maior concentração no ambiente de trabalho.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X