Nasce WEA, a cooperativa de crédito para mulheres em Angola

A WEA – Cooperativa de Crédito, R.L. iniciou actividade no dia 1 de Setembro e é liderada por Maria Uini Baptista, profissional com mais de duas décadas de experiência no sistema financeiro angolano e antiga presidente da Comissão do Mercado de Capitais (CMC). O projecto tem como cofundadoras as empresárias Karina Barbosa, Anaína Lourenço e Lídia Capepe.

A cooperativa nasce com cerca de 100 milhões de kwanzas de capital e já encontra uma procura expressiva: mais de 4.000 mulheres estão em lista de espera e os pedidos de financiamento já qualificados rondam os 127 milhões de kwanzas.

Mas a proposta da WEA vai além do empréstimo. A instituição pretende oferecer soluções de crédito, poupança, educação financeira, inclusão digital e acompanhamento empresarial, especialmente para mulheres ligadas aos micro, pequenos e médios negócios.

Para uma mulher que vende produtos, presta serviços ou mantém um pequeno negócio, isto pode representar mais uma alternativa ao financiamento informal.

Ainda assim, crédito não significa dinheiro fácil. A capacidade de reembolso e a gestão do risco continuarão a determinar quem poderá obter financiamento.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você pode gostar também

ChatGPT Image 4_09_2026, 11_24_28
LEIA MAIS
Artigo-4-1
LEIA MAIS
ChatGPT Image 2_09_2026, 10_50_45
LEIA MAIS
images (1)
LEIA MAIS