Dicas de gestão financeira para o seu negócio!

313

Kamba, você tem um pequeno negócio e quer melhorar o seu desempenho? Para isso é necessário estar atento a dois pilares fundamentais para o crescimento e continuidade do seu projecto:

  1. A sua proposta de valor, aquilo que as pessoas percebem como sendo uma vantagem de utilizarem o seu produto ou serviço e os faz valorizar a sua marca. É adequada? Os seus clientes têm retornado?
  2. Boas práticas de gestão financeira, que irão ajudá-lo a ter uma operação mais eficiente, rentável e duradoura. Sempre com acompanhamento de resultados para realizar ajustes e melhorias, quando necessário. Veja as dicas que deve implementar:
    • Busque o lucro; como empreendedor é muito importante que o seu negócio esteja estruturado para gerar lucros no final da operação. Estes lucros não são apenas resultados esporádicos, devem ser uma meta traçada e perseguida. Não trabalhe no escuro, defina uma meta que compense o seu investimento.
    • Controle as despesas; muitos negócios até têm uma boa facturação, mas que infelizmente é diluída por margens baixas na venda dos produtos e por uma estrutura de custos muito elevada. Você deve controlar todas as linhas de despesa desde o custo das matérias primas, salários, custos fixos (renda, água, electricidade), até coisas mais simples como o gasto em papel e tinteiro. Para um pequeno negócio faz muita diferença!
    • Avalie os resultados; apure os seus resultados em cada mês/período e verifique se estão de acordo ao esperado; desta forma será possível avaliar se está a seguir o caminho certo e se há espaço para melhorias. Analisando o mês corrente você estará a evitar erros no mês seguinte.

Existem outras dicas que lhe podem ajudar a melhorar a eficiência do seu negócio, mas estas 3 servem de base. Implemente e esteja a frente das finanças do seu negócio Kamba!


Se precisa de orientação na sua jornada empreendedora ou finanças pessoais marque uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, envie um email para [email protected] Vamos conversar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X