Como o banco avalia os pedidos de crédito?

436

Kamba, pedir um crédito é um passo muito comum na vida financeira pessoal! Você pode estar com planos de realizar vários projectos, neste momento ou num futuro próximo com a ajuda de um crédito bancário. Poderá estar interessado em aderir a um crédito pessoal, automóvel ou habitação e na hora de preencher o formulário e entregar a documentação solicitada surgem sérias dúvidas se o seu crédito será aprovado ou não!

Portanto, descubra agora como o banco avalia se um cliente está apto para receber um “SIM” a um pedido de crédito:

  • Você tem uma fonte regular de rendimentos? Trocando por miúdos, para pedir um crédito é necessário que você tenha entrada de dinheiro regular na sua conta bancária. Seja ela proveniente de um salário ou de negócios! O tipo de contrato de trabalho também é uma informação importante, quem tem um contrato de trabalho por tempo indeterminado, está em melhor posição do que um contrato de trabalho por tempo determinado.
  • Qual a sua taxa de esforço? A taxa de esforço representa a percentagem do seu rendimento que é destinada ao pagamento do empréstimo que pediu. A taxa de esforço não poderá ultrapassar os 40%, portanto quando o banco pede os seus recibos de salário irá calcular quanto dele poderá servir para pagar o empréstimo. Caso ultrapasse este montante será sugerido que diminua o valor solicitado.
  • Qual a relação com o banco? Você não pode simplesmente acordar e decidir abrir uma conta num banco e logo a seguir pedir um empréstimo, se o fizer a sua probabilidade de obter uma resposta positiva é muito baixa. Construa uma relação com o banco de no mínimo 3 meses em que deposita o seu salário e efectua as transações normais do dia a dia. O banco precisa de conhecê-lo e saber o seu histórico, para alguns bancos essa relação precisa de chegar até aos 6 meses.
  • Existe um avalista? O avalista é aquela pessoa que assume a responsabilidade de pagamento do seu crédito, caso você deixe de ter disponibilidade para tal. O avalista deverá ter capacidade financeira e uma taxa de esforço máxima de 40% do seu rendimento, tal qual o solicitante do crédito. Em Angola é um requisito muito solicitado pela maior parte dos bancos, sem um avalista a probabilidade de ter o seu crédito aprovado diminui.

Apesar de os bancos terem modelos de análise, os empréstimos muitas vezes são avaliados caso a caso e os critérios de aprovação variam de acordo a instituição. Você já tentou solicitar um crédito bancário, sentiu alguma dificuldade? Conte aqui a sua experiência. 😉


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

2 Comentários
  1. Shalom diz

    Boa! Muito claro e fácil de perceber.
    O avalista deve ser alguém que reside cá ? Ou pode ser alguém de fora? Se o esposo(a) vive fora de Angola. Pode ser Familia ? Ou pode ser outra pessoa?

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Kamba Shalom 😊,

      O avalista de um crédito deve ter uma conta no mesmo banco em que vai obter o crédito.
      Poucos bancos aceitam avalistas com conta bancária em um banco diferente.
      O avalista pode ser qualquer pessoa amigo, família, colega, desde que tenha capacidade financeira comprovada para tal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X