Kamba, tudo subiu! E agora?

1.006

Esta é a pergunta que está na cabeça de todos os angolanos neste momento!

Com a desvalorização do kwanza, a entrada em vigor do IVA e a especulação no mercado, existe neste momento uma tendência de subida de preços generalizada! O nosso dinheiro vale cada vez menos e infelizmente a maior parte dos salários não sobe a medida que a taxa de câmbio altera, aumentos nesta fase são uma miragem!

Então, o que fazer para solucionar ou sentir menos o impacto dessa perda do poder de compra? A solução começa por reavaliar o seu consumo e dar prioridade ao essencial. É preciso analisar detalhadamente cada rubrica do seu orçamento e fazer ajustes:

1- Renda – Se a renda de casa aumentou, já pensou em procurar outro sitio para viver, com uma renda mais em conta?

2- Alimentação – Você pode começar por mudar as marcas dos produtos que consome. Por exemplo, se o leite da marca A está a 700 kz/ litro, o da B 500 kz/litro e o da C 350 kz/litro, deixe de consumir o leite A, preferindo o B ou o C. “Mas eu sempre bebi o leite A”, experimente muitas vezes os artigos são similares, não se nota a diferença para além da embalagem. Mude também os locais onde faz as compras, troque o supermercado A pelo B, se as lojas estão muito caras, passe para o armazém ou para a “praça”. Evite ao máximo os desperdícios em alimentação, aproveite as sobras!

3- Escola – Será que com a subida de mensalidade consegue manter os seus filhos na mesma escola? Faça uma verificação do que existe no mercado dentro das suas possibilidades e peça uma transferência.

4- Lazer – Tem o hábito de jantar fora todas as semanas? Vá a cada 15 dias ou uma vez por mês. Vai frequentemente ao cinema? Opte por ver os grandes filmes, os demais deixe para ver na TV ou internet. Tente optar por passeios mais económicos, uma praia, um piquenique, encontros em casa de amigos.

5- Telefone – Até o saldo de telefone está mais caro, com o mesmo valor pago, falamos bem menos! Evite as longas conversas, prefira falar por whatsapp ou outro aplicativo de chamadas, caso esteja conectado a uma rede wifi.

6- TV e Internet- Evite ter vários serviços de TV em casa ao mesmo tempo, opte apenas por usar um. Em caso de subida do pacote de TV/Internet que usa, passe para um pacote inferior. Os canais mais vistos variam entre 6 a 10 por família, e você tem um pacote com mais de 100 canais, garanta apenas que os principais canais fazem parte novo pacote.

Você pode ter menos ou mais rubricas, use estas ideias para o seu orçamento e ajuste-se a nova realidade! Se usa alguma dica que não mencionamos deixe nos comentários! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X