Como poupar no inicio das aulas!

375

Kamba, o ano lectivo em Angola começa já no mês de fevereiro e esta época é uma altura de várias despesas para os pais. Por essa razão, vamos ensinar a controlar os bolsos antes das aulas começarem:

1- Se possível coloque todos os filhos na mesma escola, no caso dos filhos estudarem em uma escola privada existem descontos para quem tem mais de 1 filho inscrito, se estudarem no mesmo horário também pode ser uma poupança de combustível, além do stress da logística.

2- Reutilize material escolar, não é preciso renovar todo o material para que o arranque das aulas tenha o mesmo entusiasmo.Tente consciencializar o seu filho para a necessidade de reciclar; se o estojo e a mochila do ano anterior ainda estão em boas condições, porque não reutilizá-los? O mesmo se aplica a todos os outros materiais, faça o inventário do que tem em casa e do que efetivamente precisa de comprar! Revise a mochila do ano anterior para lapis, cores, troque livros ou compre livros usados em bom estado. Na minha infância da primária ao secundário sempre partilhei livros com os meus primos, ligue para os seus amigos e familiares e proponha uma troca de livros.

3- Para uniformes, faça uma revisão das batas e uniformes dos seu filhos, se ainda estiverem em boas condições e servirem não há a necessidade de compra imediata de vários uniformes, compre apenas 1 e utilize em conjunto com o antigo.

4- ATL, agora é uma necessidade para muitos pais, inscrever todos os filhos no mesmo ATL pode ser uma vantagem. Avalie também se fica mais em conta inscrever o seu filho individualmente em actividades extra curriculares ao invés de pagar a mensalidade do ATL que pode ser pesada para o orçamento.

5- Lanches, ao longo do ano lectivo prefira lanches caseiros e deixe as compras de refeições na cantina para dias esporádicos.


Se precisa de orientação na sua jornada empreendedora ou finanças pessoais marque uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, envie um email para [email protected] Vamos conversar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X