Exagerou no final de semana? Aprenda a evitar gastos excessivos!

563

Kamba, sempre que chega a segunda feira sente que exagerou nos gastos do final de semana? Que ultimamente não consegue controlar os gastos, consegue apenas chorar na segunda feira!

Identificamos algumas situações que acontecem frequentemente no final de semana, com a família e amigos que o fazem gastar demais:

Com amigos

Em saídas para shows, festas e outros eventos com ingressos pagos é importante saber se para além do valor do ingresso é necessário fazer algum pagamento extra para consumo no evento. A entrada até pode ser barata (2.000 kz por exemplo) ou gratuita, mas o consumo pode facilmente variar entre 5.000 a 15.000 kz por pessoa. Por isso, saiba escolher que eventos valem a pena ir e não tem que necessariamente ir a tudo que acontece. O seu bolso agradece!

Almoços e jantares entre amigos para comer fora além de muito divertidos podem transformar-se numa bomba para o seu orçamento. Como controlar?  Uma solução é alternar as encontros de acordo ao tipo de restaurante, se da ultima vez estiveram em um sítio de preços elevados desta vez escolham algo mais económico. Normalmente o preço das bebidas é algo que salta logo a vista, em restaurantes mais caros uma simples água pequena pode chegar a 1.000 kz enquanto em super mercados e restaurantes mais económicos a mesma garrafa de água varia entre 100  a 250 kz.

Outra opção é pagar apenas o seu próprio consumo, esta é uma decisão que pode gerar alguma polémica e desconforto no grupo, mas é uma das melhores formas de controlar o seu orçamento nas saídas em grupo. Você pode consumir de acordo ao dinheiro que tem disponível. Avise a principio que pretende pagar dessa forma! Poderão também optar por encontros em casa, variando a casa de cada um e com contribuição de todos, desfruta-se mais e paga-se bem menos.

E se você é do tipo que exagera mesmo, vale também deixar os multicaixas em casa e sair apenas com o dinheiro que pode gastar. Se tem o costume de sair sexta, sábado e domingo, alterne apenas para um dia do final de semana.

Com família

Festas de aniversário, organizar uma festa antigamente era uma coisa simples bastava reunir a família e amigos em casa para apagar uma vela de aniversário. Mas agora as celebrações de aniversário, mesmo em casa, começam a ter padrões cada vez mais altos e por consequência mais caros. Decoração, DJ, Catering, Barman, será que o seu filho ou filha de apenas 1 ano necessita de todo este investimento? Mesmo que seja o aniversário de um adulto, você está em condições de fazer uma festa tão cara?  O que poderia fazer com pelo menos metade do dinheiro que gastou? Que tal investir, por exemplo no depósito aniversário do ATLANTICO e assim você ganha até 20% em juros e dá uma prenda a si mesmo! Explore outras opções.

Passeios com filhosem parques, cinema, praia, geladaria normalmente não são caros. O problema é que as crianças querem sempre comprar tudo e fazer tudo, quem tem filhos sabe como os pequenos podem ser muito insistentes e consumistas. Ensine os seus filhos que não é necessário comprar tudo que está a venda em cada saída.

Compras por impulso surgem naquele passeio no Shopping inocente, mas que quando voltamos para casa já temos roupa e sapatos que até não precisávamos. Cuidado com as promoções de coisas que você não precisa! Se sentir vontade de comprar algo que não faz parte dos seus planos, não compre de momento, espere alguns dias. Já temos um artigo publicado sobre como gastar menos e conseguir guardar dinheiro que também lhe vai ajudar.

Além disso é muito importante que o seu Planeamento Financeiro tenha um valor mensal já estipulado para o lazer. Sempre que se estiver a aproximar do valor máximo opte por fazer actividades mais baratas.

Kamba, que técnicas utiliza para poupar no final de semana? 

3 Comentários
  1. Felizardo Zassala diz

    Achei interessante a “dica” de pagar o próprio consumo nas saídas em grupo, embora não seja um costume em Angola, mas vale pena começar a tentar cultivar esses bons hábitos de gestão financeira pessoal.

    Pessoalmente tenho um quadro em Excel onde tenho definidas as despesas mensais com os respectivos valores e tento seguir rigorosamente. Quando o valores destinados para recreação terminam mais cedo, faço um esforço para não mexer na poupança e espero pelo mês seguinte.

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Felizardo, muito bom saber que tem um planeamento das despesas mensais esta é uma das bases da organização das suas finanças pessoais. Está de parabéns, porque mais importante que ter o planeamento é cumprir com o planeado!

      Pagar o próprio consumo é algo a que temos que nos acostumar a fazer, muitas vezes queremos consumir refeições e bebidas mais caras e os nossos amigos não têm que suportar este custo, outras vezes somos nós que estamos com o orçamento limitado e não queremos gastar tanto!

  2. Daniel Gola diz

    Até que é em fim, encontro um site angolano que consegue tratar de finanças pessoas de forma clara e objetiva. Está de parabéns a equipe do site.

    Quanto aos truques ensinados em tudo quanto aqui li em função dos diversos posts, foi mais uma forma de consolidação das técnicas que já tenho feito e, resultam.

    Melhores cumprimentos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X