Global Money Week decorre em Malanje

103

A província de Malanje acolhe de 21 a 27 deste mês, a X edição da semana mundial do dinheiro, uma inicia do Banco Nacional de Angola (BNA), voltada à promoção da educação financeira no seio das crianças e adolescentes.

Aberta hoje no pavilhão Palanca Negra, a actividade decorre sob o lema “Construa o seu futuro, seja hábil com o seu dinheiro” e se consubstancia na instrução e informação sobre as boas práticas de gestão e poupança do dinheiro, desde a infância.

O projecto é promovido desde 2012 pelo BNA em parceria com a Global Money Week, uma iniciativa de carácter mundial holandesa, e é marcada com actividades lúdicas, palestras e outras formas de ensinar as crianças a conservar e poupar dinheiro.

No acto de abertura da referida semana, a administradora executiva do BNA, Beatriz dos Santos disse tratar-se de uma campanha de consciencialização que visa inspirar as crianças e jovens a aprender a manusear dinheiro de forma adequada para o seu benefício, através de métodos de gestão financeira e técnicas de empreendedorismo.

Acrescentou que durante a semana, os petizes aprenderão boas práticas financeiras para a actual e futuras gerações, bem como serão incutidos neles a disciplina de gestão dos recursos económicos e financeiros, rumo a construção da consciência económica e financeira de forma responsável.

Por sua vez, o vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo considerou que a semana mundial do dinheiro, representa um compromisso que se assume para doravante se gerir melhor este recurso.

Disse ser importante a transmissão a educação financeira às crianças e adolescentes, embora os adultos também precisem de literacia financeira porque muitas vezes planificam e usam mal o dinheiro.

Reiterou a necessidade dos cidadãos pouparem este recurso económico, sem o qual hoje as sociedades não se revêem, realçando que deve haver poupança para se gerar riqueza, através de investimentos.

A decorrer durante sete dias, a semana mundial do dinheiro servirá para dotar as crianças de capacidades de examinar e administrar as economias e finanças, bem como ganharem habilidades para a tomada de decisões e escolhas financeiras assertivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X