4 Noções para o futuro financeiro dos seus filhos!

977

Como pais, tudo o que queremos é que os nossos filhos cresçam, sejam adultos responsáveis e independentes com o futuro assegurado. Por isso nos esforçamos para passar a melhor educação e valores ao longo do seu crescimento. Durante essa altura também podemos passar várias noções que ficarão enraizadas na sua mente e que irão ajudá-los a ter uma vida financeira mais regrada e controlada.

Veja se você já tem abordado esses temas com os seus os filhos a partir dos 7/8 anos e experimente em casa:

Desperdício, essa questão pode ser abordada durante as refeições, vai acabar a comida e a bebida ou não? Será correcto deitar fora tanta comida? Poderemos comer mais tarde? Depois explique que deitar comida fora é como se estivesse a deitar dinheiro para o lixo e a esbanjar. Use o mesmo exemplo para o desperdício de agua mais voltado por poupar os recursos da natureza. Ensine aos seus filhos a dizerem não ao desperdício o que cria uma base para saberem poupar no futuro.

Cuidado, as crianças e adolescentes têm que cuidar dos seus brinquedos, livros, roupas e outro material que utilizem. Quem cuida, usa os seus pertences por mais tempo e não tem necessidade de comprar constantemente as mesmas coisas. Estando o mundo cada vez mais descartável, precisamos de orientar os nossos filhos para o sentido contrário. Cuidar também é poupar!

Não gratificação imediata, o cérebro humano ainda é muito primitivo e procura sempre recompensas com o mínimo de esforço possível, o que muitas vezes na vida nos impulsiona para decisões erradas. De uma forma muito simplista o seu filho precisa de aprender a esperar por aquilo que deseja! Dizer não a aquilo que lhe faz bem agora e já não tão bem um bocado mais a frente, mesmo como adultos temos uma grande luta interna para dizer não a gratificação imediata. Um erro que muitos pais cometem é dar aos filhos tudo o que querem, sem qualquer esforço associado. Num futuro ele também não irá conseguir esperar pelos resultados do seu esforço irá logo procurar um atalho. Quer seja a esperar por um doce, a ter uma planta e cuidar para que cresça, a ter uma determinada regra antes de jogar o seu videogame preferido. Esta noção da não gratificação imediata irá ajudá-lo mais tarde a ter calma e esperar pelo resultado dos seus investimentos.

Objectivos de médio e longo prazo, como assim, longo prazo para crianças? Sim, é possível colocar o seu filho atrás de um objectivo numa actividade extra curricular em que é necessária uma evolução para aumentar de nível. Você pode colocá-lo por exemplo na natação, capoeira, karate, aulas de inglês, francês, música, ou outra que ache interessante. De preferência por um período superior a 1 ano, escolham em conjunto entre 1 a 2 actividades e procurem o máximo de consistência, não o deixe desistir a primeira dificuldade que encontrar! O seu filho irá aprender desde novo a ter metas, a lidar com as perdas e frustrações e a ter garra para ultrapassar os obstáculos. Esses objectivos irão contribuir para que o seu filho seja orientado para resultados tanto a nível pessoal como na vida profissional.

Kamba, já tem passado estas 4 noções para os seus filhos? Conte-nos a sua experiência na preparação dos pequenos para o futuro.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X