Como Não Gastar Demasiado No Natal!

376

O Natal é uma época festiva que grande parte dos angolanos comemora como manda a tradição. Almoços, jantares em família, troca de presentes, alegria e afectos. Mas a época de natal é também uma altura em que devemos ter cuidados redobrados com o nosso bolso, porque se não tivermos, podemos gastar demasiado e muito rapidamente. Com os preparativos de natal é possível gastar o salário e o subsídio de natal num abrir e fechar de olhos em menos de 1 semana. Passamos a época festiva felizes e tranquilos, mesmo sabendo do que nos espera a partir de Janeiro.

Portanto Kamba, o mês de Dezembro está à porta e o 13º salário já está na conta de muita gente. Se você já começou a gastar mais do que deve, coloque o pé no travão agora!!!  Para não correr o risco de ficar sem dinheiro após a festa de natal, vamos deixar aqui várias dicas que lhe vão ajudar a minimizar os gastos:

       1.Sobre a Comida: Normalmente o natal é um período de mesas fartas e para isso acontecer é normal que se façam sempre muitas compras e prepara-se bastante comida. Pare! Veja como poupar na ceia:

  • Não prepare uma ceia de natal exagerada,  o desperdício é um grande vilão das finanças, cozinhe apenas quantidades que sabe que serão consumidas. Para quem tem família grande pode sempre optar por uma contribuição, em que cada um leva uma coisa e todos poupam.
  • Minimize as encomendas de comida, aquele leitão assado, a cuba de bacalhau e outros doces e salgados que normalmente encomendamos custam em média 3 vezes mais do se fossem preparados em casa. O sabor pode não ser igual, mas até pode ser divertido preparar um prato especial em família. Encomende aquilo que não pode ficar sem e não consegue mesmo fazer, o resto prepare em casa.



        2. Sobre presentes: mais importante que o preço é a lembrança, compre logo no início de Novembro ou Dezembro, que é a época onde encontrará melhores opções:

  • Faça uma lista de pessoas a presentear e atribua um montante a gastar para cada uma delas. Nem todo mundo precisa de um presente e nem toda prenda tem de ser cara.
  • Já pensou em um presente conjunto? Por exemplo, se quiser comprar um presente grande/ valioso para os seus pais, uma TV, uma geleira, etc, converse com os seus irmãos, juntem-se e ofereçam um presente conjunto.

         3.Sobre Decoração: não é necessário todos os anos, comprar uma nova árvore de natal, bolas decorativas e outros enfeites:

  • Use a sua árvore e os enfeites do ano anterior, estes artigos foram feitos para durar.
  • Se não quiser que a árvore apareça igual todos os anos compre um pequeno extra anualmente para fazer a diferença.

Lembre-se que o Natal são apenas alguns dias e são períodos de convívio com a família e isto é o mais importante, estar com a sua família. Um Kamba Rico, tem um natal alegre, festivo e consciente!

Evite gastos desnecessários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X