Aprenda a técnica dos baldes para investimentos!

1.112

Kamba, nós somos a favor de que todos tenham um plano de investimentos que serve para acelerar a realização de sonhos e para colocar-nos mais perto da independência financeira! Falando fica sempre muito bonito, mas existe uma grande dificuldade em ser regrado e conseguir separar dinheiro todos os meses. Por isso vamos ser práticos e implementar a técnica dos baldes, como uma ajuda na organização da sua vida financeira.

Como funciona? É uma ideia bastante simples que lhe ajuda a encontrar equilíbrio na forma que investe o seu dinheiro. Vamos imaginar que existam 3 grandes baldes na vida financeira para onde encaminhamos o nosso dinheiro, o bem estar, investimentos e o luxo! O grande segredo é montar uma estratégia garantindo que todos os baldes estão abastecidos na medida dos seus projectos.

Balde 1 – Bem estar: Deve ser uma prioridade, quando cortamos demais naquilo que nos dá qualidade de vida, no básico para viver, entramos em stress e criamos instabilidade emocional, não é duradouro e atrapalha-nos tanto na vida pessoal como na profissional. Neste balde entram os gastos considerados indispensáveis como habitação, transporte, educação, saúde, alimentação. Entram também os gastos que contribuem para nosso bem-estar físico e mental, basicamente aquilo que é considerado uma necessidade primária! Mas tenho muita coisa que me dá bem estar e agora? Opte por fazer trocas inteligentes e descobrir o que é essencial para si, por exemplo, se fazer actividade física é muito importante para si e paga um plano de 7 dias no ginásio mais caro da cidade, o que fazer para manter o seu bem estar e poupar nesta despesa? Tem 2 opções, poderá trocar o seu pacote por outro com metade do tempo e nos restantes dias procurar fazer actividade física ao ar livre, como corrida e nadar no mar, ou tentar obter o mesmo serviço em um ginásio com preços mais acessíveis, desta forma mantém o seu bem estar, mas com um gasto bem menor! Qualidade de vida não é sinónimo de luxo.

Balde 2 – Investimentos: Devem fazer parte do plano financeiro pessoal, para ter sempre dinheiro disponível para investir faça um orçamento inteligente priorizando a poupança para os seus projectos. Neste balde é proibido ter dinheiro parado, mas não se esqueça que o ganho é proporcional ao risco, investimentos mais arriscados apresentam a probabilidade de ganhos maiores mas o risco de perder este dinheiro também é bem maior, fique atento!

Outro ponto a levar em consideração é em que produtos financeiros você poderá aplicar o seu dinheiro reservado para projectos. Por exemplo, daqui a 6 meses você pretende ter 600.000 kz para começar um novo negócio e está a poupar 100.000 kz por mês, que tal enquanto separa o dinheiro mensalmente colocá-lo a render em depósitos a prazo ou bilhetes do tesouro? São investimentos considerados seguros, desta forma ganha com os juros ao mesmo tempo que protege o seu dinheiro contra gastos indevidos.

Balde 3 – Luxo: Os gastos com certos luxos podem criar uma sensação de bem estar, mas só devem acontecer quando há um excedente nos 2 primeiros baldes e de forma planeada. Não há nada de errado em aproveitar os prazeres da vida, mas o balde do luxo não deve ser uma prioridade e este é um erro muito comum em Angola; muito facilmente encontramos pessoas sem nenhum tipo de investimento para o futuro, que gastam todo o seu dinheiro em roupas de marca e carros de alta gama! Encontre uma forma saudável de usufruir dos seus luxos sem acabar com o seu plano financeiro. Por exemplo, se gosta de carros de luxo, que tal preparar-se e alugar um por alguns dias durante as férias, ao invés de comprometer-se com uma compra?

Os baldes devem ter tamanhos bem diferentes e determinados. Qual o balde em que você precisa de colocar mais dinheiro neste momento Kamba?

4 Comentários
  1. Rafael diz

    Conteúdo util

  2. Carlos diz

    É uma boa iniciativa capacitar o jovem com conhecimentos financeiros dado que nao são ensinados na escola. Bem, adoraria trocar aprender sobre o assunto.

  3. Leno Brontas diz

    Balde 2- Investimentos

  4. Bruno Sousa diz

    Parabéns pelo conteúdo fantástico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X