Aprenda a planear o futuro financeiro dos seus filhos!

388

Kamba, todos os pais pensam no futuro dos seus filhos! Como será quando crescerem? Terão uma boa profissão, um bom emprego, irão conseguir sustentar-se, terão uma vida financeira estável? Há ainda quem pense que tem que passar a vida a construir um património para colocar em nome dos filhos, para que eles não tenham que se esforçar ou sofrer na vida como os pais fizeram!

Mas, o futuro a Deus pertence e mais importante que deixarmos património para os nossos filhos é ensiná-los desde cedo a lidar com as finanças. A educação e orientação são as coisas mais importantes na vida, para que quando não estivermos ao lado dos nossos filhos para os guiar, eles saibam fazer as melhoras escolhas possíveis porque já têm uma base sólida de conhecimentos.

Então, comece a preparar o seu filho a partir de agora para um futuro financeiro brilhante e de sucesso. Como fazer isso?

1- Converse sobre dinheiro: Este assunto não deve ser um tabu dentro das nossas casas, de acordo a idade da criança/ adolescente ou jovem adulto, existem muitos assuntos que podem ser abordados. Por exemplo: Quanto custa o lanche na cantina? É caro ou barato? Nas compras, pedir aos filhos para escolher os ingredientes aos melhores preços.

2- Implemente a mesada: Como já ensinamos anteriormente a mesada é um instrumento de educação financeira, que oferece para as crianças a oportunidade de viver situações económicas e certa dose de “independência financeira”, proporcionando o desenvolvimento das habilidades financeiras. Não é simplesmente o ato de entregar uma quantia de dinheiro para a criança fazer o que quiser, é preciso educar financeiramente explicando a elas sobre a importância de gerir bem o dinheiro.

3- Abra uma conta a ordem para o seu filho: Você pode abrir uma conta depósito a ordem em nome do seu filho menor logo a nascença. Caso o seu filho já tenha idade escolar e compreensão de números, transforme a ida ao banco em uma actividade pedagógica em que conversam sobre como os bancos funcionam e levam um pequeno montante para depositar em seu nome. No ATLANTICO, você tem disponível para menores a Conta Junior, com o montante de abertura mínimo de 5.000,00 kz e com vários descontos em empresas parceiras. Aproveite!

4- Ensine o valor do trabalho e a busca de soluções: São ferramentas que serão úteis por toda a vida, mesmo que tenha possibilidades, não dê tudo o que o seu filho deseja de “mão beijada “como se diz. Proponha desafios, proponha trabalho ao final de semana, desperte o lado empreendedor. Peça ajuda para os seus projectos, envolva os seus filhos nas suas actividades.

Dessa forma você estará a transmitir aos seus filhos uma base de educação financeira que irá se refletir numa vida adulta consciente, responsável e independente, a melhor forma de preparar o futuro dos seus pequenos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X