A regra mais básica de um Kamba Rico

1.652

Agora que você já decidiu que vai ser o próximo Kamba Rico, e vai começar a poupar e investir o seu dinheiro para o futuro. Você sabe qual é a mais básica de todas regras em finanças pessoais? Pois bem, é muito simples, está preparado? Então aqui vai:

 “Não gaste tudo que ganha”

Leu? Entendeu? Parece simples não é? Mas ainda assim vivemos de salário à salário, sem noções de orçamento e poupança. Independente dos seus rendimentos não se deve gastar sempre tudo o que se conquista e muito menos viver um padrão de vida muito acima das nossas possibilidades, acumulando os famosos “kilapis” intermináveis. Atenção: Um Kamba Rico não é “kilapeiro”.

Faça destes hábitos uma coisa do passado. Precisa de ajuda? Veja então estas 4 super dicas que preparamos para si e que lhe vão ajudar a proteger os seus rendimentos e não gastar tudo que tem:

    1. O primeiro passo e o mais importante de todos é mudar a sua mentalidade. Aceite esse desafio com todas as suas forças e energias. Tudo começa na nossa cabeça, você tem que decidir mudar de hábitos financeiros destrutivos, para uma vida mais regrada e controlada. Estabeleça este forte compromisso consigo mesmo. Sem essa força de vontade nada importa. O que a nossa mente decide nós alcançamos! Sempre!
    2. Anote todos os seus gastos para que você perceba quais são as despesas que mais pesam e para onde vai o seu dinheiro. Após ter estes dados em mãos, avalie que custos podem ser eliminados, que despesas podem ser reduzidas e organize as despesas por grau de importância. Se você gasta muito a comer fora, pode passar a levar comida para o trabalho e reduza a despesa para menos de 50%.
      A importância de anotar os gastos é, que como humanos que somos, temos uma tendência natural para minimizar as coisas negativas. Você pode pensar por alto que gasta 15 mil kz por mês a comer fora, mas na verdade podem ser 30 ou 40 mil kz.


    3. Pague a si mesmo primeiro tal como já falamos em artigos anteriores, isso quer dizer que você deve definir qual o seu montante a poupar por mês e assim que receber o salário vai transferir este valor para outra conta.
      Muitos Kambas erram ao tentar poupar o que sobra depois de todos os gastos. O resultado disso é chegar ao final do mês sempre zerado e não sobrar nada para a poupança. Se você ganha 90.000Kz, todos os meses separe 5.000Kz ou 10.000Kz, e viva apenas com restante. É impossível? Será?
    4. Monte um fundo de emergência pois você precisa de estar preparado para imprevistos já que a vida é feita deles. Uma doença ou até no limite um despedimento devem ser alguns dos motivos para você mexer no seu fundo de emergência. Defina bem quais as situações em que você deve mexer no seu fundo de emergência. Estas emergências devem ser claras e extremamente importantes. Quando você ultrapassar a emergência você deve se preocupar em repor o fundo. A festa dos 33 anos do seu esposo, a televisão que estragou ou aquela viagem para Cape Town não são emergências. Isso é você desprezar o seu próprio esforço, sacrifício e deitar dinheiro fora.

Ficam aqui essas 4 dicas extremamente simples para você interiorizar. Com foco nelas você conseguirá aprender a gerir os seus rendimentos e não gastar tudo que ganha e tornar-se no próximo Kamba Rico!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X