2 fundos que empresas de entregas e motoristas de aplicativos devem criar!

303

As compras online de bens e serviços têm crescido a olhos vivos pelo país, principalmente em Luanda, acedendo a Internet é possível encontrar de tudo um pouco, desde o que compramos no supermercado, moda, transportes, restaurantes. Enfim, opções não faltam!

Associado a esta tendência está também o aparecimento de empresas com frotas dedicadas a entrega de encomendas e também ao transporte de passageiros, que vêm se juntar aos motoristas de taxi, moto-taxi e aqueles que exercem a actividade de forma individual utilizando aplicativos.

Para quem presta este tipo de serviços, ter disponíveis meios de transporte operacionais (carros, motas ou outros) é fundamental para o sucesso e longevidade do negócio. Os veículos que trabalham com entregas, funcionam mais horas, têm um maior desgaste e por consequência duram menos tempo. Para operacionalizar o negócio para além da uma gestão de frotas eficiente é necessário um planejamento financeiro para os custos recorrentes de manutenção e também para quando os veículos tiverem que ser substituídos. Já imaginou fazer entregas com uma mota que avaria em média 3 vezes em cada deslocação? Veículos em mau estado de conservação aumentam os custos de manutenção e diminuem a produtividade e rentabilidade do negócio. Para evitar este tipo de transtornos e estar preparado para qualquer eventualidade você deve cria 2 fundos:

  • Fundo de Manutenção e reparação: Que serve para pagar as despesas de manutenção e reparação que são frequentes, devido as más condições das estradas e pela maior utilização. Muitos negócios de transportadoras entram em colapso quando têm que comprar peças de substituição e não estão preparados financeiramente para tal.
  • Fundo de substituição: Por quantos anos você estima que o seu carro irá durar ao conduzir para o aplicativo diariamente? 3 anos, 5 anos, 1 ano? Você precisa se preparar financeiramente para estar em condições de comprar um novo veículo e fazer a renovação da sua frota. Muitos motoristas de taxi usam os seus carros até ao limite sem previsão de troca, prontos para irem directo para a sucata! n

Os fundos podem ser criados com uma percentagem dos serviços prestados, se você mensalmente faz entregas por um aplicativo e factura 300.000 kz por mês que tal separar numa conta entre 10 a 20% deste valor (entre 30.000kz a 60.000 kz) para manutenção, reparação e substituição da sua mota ou carro. Comente aqui se já passou por uma experiência parecida e se tem algum fundo preparado para ajudá-lo na gestão financeira do seu negócio de entregas?


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X