Mais atenção a depreciação de equipamentos!

299

Depreciação, é a perda de valor dos bens e equipamentos originada pela sua utilização e consequente desgaste ou por se tornarem obsoletos (quando surge algo mais moderno) ou por ação da natureza. Computadores, máquinas e equipamentos, além de veículos e edifícios são alguns exemplos de bens sujeitos a perda de valor. Por este motivo, após certo período será necessário que se faça um novo investimento para a sua reposição, assunto que diz respeito à gestão e controle patrimonial da empresa.

Na prática a depreciação funciona da seguinte maneira; vamos imaginar que você venda gelados e utilize diariamente a sua única máquina de gelados há mais de 3 anos, ultimamente tem reparado que eficiência desta já não é a mesma, demora mais a refrescar, necessita de reparações constantes, o gelado já não sai da máquina com a textura a que os clientes estão habituados. Estes sinais podem significar que a máquina de gelados está a atingir o seu limite de vida útil, atingiu o máximo da sua durabilidade, terá que ser substituída e já não consegue mais trabalhar.

A medida que os seus equipamentos atingem o limite, aumentam também os seus custos de manutenção e diminuem a sua produtividade, gerando mais custos do que benefícios para o negócio, perde-se dinheiro. Por isso como empreendedor e gestor de um negócio é muito importante ter consciência sobre qual a duração de utilização dos equipamentos que tem a disposição para a sua operação (computadores, veículos, máquinas) de forma a preparar um fundo ou um plano financeiro para a sua reposição.

Um erro muito comum nos pequenos negócios é explorar os equipamentos ao limite (até estragar mesmo), utilizando-se também todo o dinheiro gerado pela sua utilização apenas para salários e pagamento de outras despesas sem preparação de um fundo ou um plano de financiamento para substituição de equipamentos. Ou seja, você tem que tornar possível trocar o equipamento e manter a continuidade da sua operação sem ter que causar algum impacto na vida financeira do negócio.

Para negócios com contabilidade organizada, o conceito de depreciação é associado a amortização dos equipamentos, que é reconhecimento do custo dessa depreciação na contabilidade da empresa de acordo a vida útil e taxas de amortização fixadas por lei.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X