Porque é que as mulheres ganham menos que os homens?

312

Kamba, antes de mais este é um artigo obrigatório que deve ser lido, por homens e mulheres, para percebermos a origem desse problema mundial e agirmos juntos para uma solução.

No passado dia 26 de Agosto comemorou-se o dia internacional da igualdade feminina, uma efeméride que representa o esforço que deve ser feito para que as mulheres tenham um lugar na sociedade equiparado ao dos homens, em todos os sectores da vida desde a liderança até a igualdade financeira que é o tema que vamos abordar hoje.

Você pode até estar tentado em dizer que conhece várias mulheres que ganham tanto ou mais que homens, mas isso é apenas a superfície! É certo que esta diferença tem diminuído com o tempo, mas existem vários factores que contribuem para perpetuar este gap principalmente em países pobres como o nosso. Vamos então descobrir os motivos que fazem com que as mulheres ganhem menos que os homens:

  • Baixo nível de escolaridade, quem tem menor grau de escolaridade geralmente tem menor rendimento do que pessoas com alto grau de escolaridade. Nas comunidades mais pobres a escolaridade dos meninos é privilegiada em relação a das meninas ficando elas responsáveis por ajudar nos trabalhos domésticos enquanto os irmãos vão a escola.
  • Escolha da profissão, quando as mulheres saíram de casa e começaram a ingressar no mercado do trabalho o seu acesso era para profissões consideradas “para mulheres” (professoras, educadoras de infância, enfermeiras, secretárias, etc) com menor possibilidade de evolução profissional e com menores salários que os homens, isto acontece até hoje! Então devemos demonstrar que há possibilidades para todos em qualquer profissão, as mulheres podem ser engenheiras, trabalhar em tecnologia, aviação tal qual os homens. A escolha da profissão não deve ser uma questão de género e sim de vocação.
  • Responsabilidade pela vida familiar, os homens, principalmente os angolanos levantam-se diariamente apenas com a missão de dedicarem-se aos seus empregos enquanto a vida doméstica é totalmente gerida pelas mulheres, quer tenham ou não um emprego remunerado. O que faz com que os homens trabalhem mais tempo do que as mulheres nos seus empregos. A responsabilidade por um lar deve ser partilhada, muitos homens têm nas suas esposas o trampolim para o sucesso na carreira. Procure uma vida familiar mais equilibrada em que o casal participa na criação dos filhos de maneira conjunta, se você é pai e esposo, vá a consultas com os seus filhos, cuide dos filhos quando a sua esposa tem outros compromissos profissionais, partilhe as tarefas domésticas caso não tenham apoio de funcionários domésticos. Participar na vida familiar é obrigação do casal
  • Interrupção na carreira; o tempo de experiência profissional conta na altura de obter uma promoção, subir na hierarquia e por consequência ganhar salários maiores. Os homens normalmente fazem carreiras lineares, as mulheres muitas vezes interrompem a sua vida profissional por vários motivos, para cuidar da família, porque se casaram, por imposição do esposo, para acompanharem os maridos para carreiras internacionais, etc. Sempre que estiver face a uma interrupção na sua carreira, pese todos os prós e os contras da decisão para o seu futuro financeiro e profissional.
  • Baixa formação contínua; as mulheres e homens até podem sair da universidade com a mesma licenciatura, mas com o passar do tempo, os homens investem mais em capacitações que podem melhorar a sua performance e por consequência o seu salário. As mulheres muitas vezes não investem nessa capacitação adicional, porque têm menos disponibilidade, pelos motivos já mencionados

Existem vários outros motivos para as mulheres ganharem menos que os homens, destacamos estes 5 que tocam muito na parte da educação e cultura enraizada nas nossas famílias. Com pequenas mudanças nas nossas atitudes diárias podemos mudar este gap nos rendimentos entre homens e mulheres e contribuir para a igualdade financeira e a igualdade de género.

Comente aqui a sua opinião sobre isso Kamba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X