Passo a passo para Morar Sozinho (e ainda poupar dinheiro)

2.034

Em Angola é muito comum os jovens viverem em casa dos pais sendo sustentados por estes até se casarem e constituírem o seu próprio lar. Mas nos últimos anos isto tem mudado, tem surgido no nosso país uma nova gama de jovens adultos trabalhadores que tem optado por sair do ninho mais cedo e procurar o seu próprio canto para viver a sonhada independência.

Quem mora com os pais vive numa bolha financeira em que não sente o peso das maiores despesas decorrentes de ter uma casa, sendo uma das principais a renda, gastos com electricidade, água, gerador, supermercado, manutenção passam sempre ao lado do filho.

Quem vai morar sozinho tem que ter cuidado para não colocar todo o seu dinheiro no novo estilo de vida “independente” e ficar sem poupanças e investimentos, vivendo de salário a salário.



Veja aqui 5 dicas para conseguir viver o seu sonho de morar sozinho, estes pressupostos são para quem pretende arrendar uma casa e ainda assim ter dinheiro na conta.

  1. Decida e Poupe, comprometa-se com este objectivo e trace um prazo para acontecer. Pode optar por fazer durante 1 ano ou 6 meses uma poupança mensal excepcional do valor da sua renda futura, esta poupança será  um pequeno teste de como é a vida com menos dinheiro disponível. Transforme o seu sonho numa meta, clique no link e saiba como Ter sonhos! A motivação para conseguir poupar!
  2. Procure sem compromisso, visite várias casas a medida que o seu deadline for se aproximando, você terá noção dos preços praticados no mercado, tenha sempre em atenção que o primeiro preço da sempre espaço para uma negociação, quando estiver interessado em uma casa negoceie uma renda mensal mais baixa do que a solicitada. Se procurar com urgência ou parecer aflito vai acabar por pagar uma casa bem mais cara do que gostaria.
  3. Tamanho e localização importam, Quanto maior for a casa maior será o preço da renda e da manutenção. Opte por algo pequeno, do género quarto, sala e cozinha americana, se a casa for maior que isto na maior parte do tempo você estará a pagar por espaço que não vai usar. Em relação a localização, o ideal é tentar viver próximo do seu emprego, gastará menos em transporte além das horas que poderá perder ao viver longe. Encontre um meio termo.
  4. Fuja de obras estruturais, a casa vai ser o seu lar mas a propriedade não é sua, o máximo que você pode fazer é pinta-la e mais algum pequeno arranjo, derrubar paredes e colocar a casa habitável é obrigação do senhorio, por mais pequena que uma obra pareça pode rapidamente se transformar num saco sem fundo aonde se coloca cada vez mais dinheiro.
  5. Mobile aos poucos, mude-se para a casa e acrescente a mobilia aos poucos, comece com o básico e a cada mês compre algo para complementar, comprar mobilia e electrodomésticos em segunda mão é  uma óptima opção para poupar.

Seguindo estas dicas Kamba, vai escolher a casa mais económica possível, a sua renda e gastos para entrar em casa não serão tão elevados e com certeza vai sobrar dinheiro para poupar e investir, com vista na sua independência financeira como um Kamba Rico de verdade.

 


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

2 Comentários
  1. Herlander diz

    Gostei! Boas Dicas.

  2. António Sobrinho diz

    Muito útil a informação…Muito obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X