Os 3 hábitos para o Sucesso financeiro!

897

O ser humano é um animal de hábitos, sem nos apercebermos com o passar do tempo vamos repetindo os mesmos comportamentos em determinadas situações. Bons ou maus se não nos programarmos vamos repetindo os mesmos hábitos ao longo da vida.

Os hábitos que serão aqui mencionados não foram inventados por mim, fazem parte da lista dos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (vale muito a pena ler o livro). Estes hábitos são a base para o sucesso em qualquer campo da sua vida seja na família, no trabalho ou nos negócios. Vamos fazer aqui uma adaptação para as finanças.

1- Ser Proactivo: é muito mais do que ter iniciativa, significa que nós somos os responsáveis pela nossa vida, o que vivemos é fruto das nossas decisões. No trabalho, se não estou na posição que gostaria cabe a mim tomar uma atitude para ascender na carreira. Se estou endividado cabe a mim, organizar-me para sair da dívida. O proactivo decide “eu faço acontecer”!

2- Começar com objectivo em mente: significa que existe um motivo por trás das suas acções, quem tem sucesso não age de qualquer maneira, pensa sempre no resultado que pretende alcançar. Se o seu objectivo este ano é comprar um carro, idealize primeiro quais as possibilidades para fazer acontecer. Vai pedir um empréstimo? Vai vender o carro antigo e complementar com as poupanças? Quem tem o objectivo em mente pensa “como eu irei fazer a acontecer” e a sua mente começará a trabalhar e você verá que conseguirá encontrar formas de fazer as coisas acontecerem.

3- Priorizar o que é importante: significa manter o foco e estar comprometido com o seu objectivo. Todos os dias na vida temos imensas distracções que nos desviam do caminho e atrasam os nossos resultados. Fazemos todas as coisas menos o que realmente deveríamos estar a fazer, a isso chama-se procrastinação e todos os dias temos que lutar contra ela. Se eu quero comprar o carro novo e decidi que vou poupar para tal, entretanto ao mesmo tempo tenho gastos muito altos e não consigo poupar, almoço fora todos os dias, viajo em todos os feriados e compro roupa nova todos os meses, de certeza que não irei conseguir poupar para o carro! Quem prioriza o importante “escolhe fazer o que lhe irá deixar mais próximo dos seus objectivos”.

Cultive estes 3 hábitos em todos os campos da sua vida Kamba, depois partilhe o resultado aqui nos comentários!

5 Comentários
  1. Walter Dos Santos diz

    Rica reflexão, obrigado por partilhar essas dicas.

  2. Eng. Zelmiro J. Coelho Dos Santos diz

    Obrigado pela rica matéria,

    Quero saber na opinião dos peritos aqui presente quais os melhores bancos comerciais para se trabalhar na óptica de investimento.

    Obrigado.

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Zelmiro, já temos um artigo publicado que lhe vai ajudar a escolher o melhor banco para os seus investimentos! https://kambarico.com/qual-o-melhor-banco-em-angola-para-voce-abrir-a-sua-conta/

  3. Emanuel diz

    Muito obrigado Márcia. Porque não escreve um livro sobre finanças pessoais a nossa realidade?

    1. Márcia Coelho diz

      Olá kamba Emanuel o livro já faz parte dos nossos projectos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X