Opções de investimento em Portugal

353

Investir em Portugal pode ter inúmeras vantagens, nomeadamente o facto de ser um país politicamente e economicamente estável e de ter como base uma moeda forte como o Euro, mas é importante que conheça todas as opções que existem, bem como os riscos associados a cada tipo de investimento.

Começaremos por falar dos investimentos de baixo risco e terminaremos com os investimentos de maior risco associado que pode fazer em Portugal, lembrando sempre que, quanto menor o risco, menor o retorno esperado associado.

Depósitos a prazo

Este é o investimento mais simples e com menos risco que pode realizar em Portugal. Implica simplesmente abrir conta num Banco e indicar que quer deixar o seu dinheiro num depósito a prazo. As taxas de juro associadas são, tipicamente, muito próximas de 0%.

Certificados de Aforro e do Tesouro

Pode comprar Certificados de Aforro e do Tesouro nos Correios em Portugal, o que significa comprar dívida pública portuguesa, considerada de risco quase nulo. A taxa de juro associada é baixa, mas superior a 0 e aumenta ao longo do tempo.

Fundos de Investimento

Existem vários fundos de investimento em Portugal onde pode colocar o seu dinheiro. Poderá fazê-lo num Banco ou numa gestora de fundos. Analise bem as rentabilidades passadas e o histórico da instituição.

Investir na bolsa de valores de forma independente

Poderá ter a sua plataforma de trading e comprar e/ou vendas ações, obrigações ou qualquer outro ativo financeiro de forma independente.

Plataformas P2P

Uma forma recente de investir, com maior risco associado, é através de plataformas P2P, onde o nosso dinheiro é emprestado a empresas, como se fossemos uma espécie de Banco para as mesmas. Existem duas grandes plataformas P2P em Portugal: a Raize, mais generalista e a GoParity, focada em investimentos sustentáveis.

Criptomoedas

Considerado por muitos um produto especulativo e não propriamente investimento, investir em criptomoedas é uma opção em Portugal. É importante saber que é um produto muitíssimo arriscado e deve colocar uma parte muito pequena do seu dinheiro, ou até nenhuma. A vantagem do investimento em criptomoedas em Portugal é o não pagamento de impostos sobre os ganhos, pelo menos até à data de escrita deste artigo.

Investir em Portugal pode ser uma excelente hipótese para diversificar a sua carteira. Antes de o fazer, lembre-se de consultar um especialista em impostos para garantir que cumpre com todas as suas obrigações fiscais. Bons investimentos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X