Estes são os erros que te tornam mais pobre

4.252
Ser rico ou ser pobre não está apenas directamente relacionado com quais são os seus rendimentos mensais ou anuais. Há pessoas que ganham a volta de 70 mil kz que são mais ricas e com mais património que outras que ganham 200 mil kz. Para que você almeje ser um Kamba Rico precisa de saber fazer escolhas financeiras acertadas e ter muito bem definidos quais são os seus gastos, poupanças, investimentos e negócios.

Veja alguns dos principais erros que deve eliminar da sua vida agora:

 

  1. Ser uma pessoa consumista, aquela que faz gastos excessivos e muitas vezes em produtos supérfluos, é o pior que pode existir para um Kamba Rico. Vivemos num mundo que incentiva o alto consumo, fazendo com que gaste cada vez mais com coisas que na realidade você não precisa. Basta que olhe para a televisão, para as páginas de Internet, painéis publicitários na rua e notar que tudo é feito para que você gaste cada vez mais dinheiro. Imagine que você está numa luta, e ou você cede a tentação e perde ou você consegue ser superior a ela e ganha essa batalha. Por exemplo se o seu telefone ainda funciona, você precisa realmente do novo iPhone ou Galaxy? Você vai todos os anos cair na armadilha de marketing do fabricante de que você deve comprar um novo telefone?
  2. Outro erro e inimigo do Kamba Rico é viver acima das suas possibilidades e não acumular riqueza. Se você gasta mais do que ganha para ter um padrão de vida que não é compatível com o seu orçamento, carros, casas e lazer, só há uma forma de você conseguir fazer isso, acumulando cada vez mais e mais dívidas. Ou seja, você está fazendo precisamente o contrário do que deveria estar a fazer. Você pede cada vez mais emprestado aos seus colegas, a família e amigos ou pior, chega até a pedir empréstimos bancários ou cartões de crédito com juros para poder sustentar a sua vida ilusória. Não é sustentável!


  3. Adquirir mais passivos do que activos. Caso você não esteja habituado a esta linguagem, pense em activos como algo, dinheiro ou bens que são capazes de lhe gerar rendimento. Como um imóvel alugado, um negócio com lucros, acções que lhe dão dividendos ou se valorizam, etc. Por outro lado, os passivos são aquelas outras coisas que você tem, que podem ser ou não úteis, mas que não lhe geram nenhum rendimento. Pode pensar no seu guarda-fato de roupas caras, nos seus electrónicos de última geração, carros e até a casa onde você vive. Bens deste género perdem o seu valor e normalmente vêm com despesas associadas. Por exemplo da sua casa que você tem que pagar a energia, as reparações, no caso dos carros você tem que pagar o combustível, manutenção, seguros, etc. Portanto, consulte os seus activos e passivos e veja como está o seu equilíbrio.

Depois de ler este artigo, faça uma avaliação das suas escolhas financeiras, dos seus activos e passivos. Mais importante do que ter a noção do que passa na sua vida é o ganhar consciência de que você precisa de agir e fazer escolhas mais acertadas. Agora, você já sabe qual é a direcção correcta: “Próxima estação – Kamba Rico!”


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

6 Comentários
  1. Inocêncio diz

    Crie um post, com objectivo principal para alcançar jovens estudantes de tecnologia que querem empreender mais possuem pouco capital inicial.

    1. Márcia Coelho diz

      Olá Kamba Inocencio, obrigada pela sugestão, brevemente teremos um artigo relacionado a “como montar um negócio com pouco dinheiro”.
      Mas, antes de partir para a ação convém ter a sua ideia de negócio bem estruturada. Saiba quais os passos para uma ideia bem estruturada, leia o artigo https://kambarico.com/passo-a-passo-como-criar-um-pequeno-negocio/

      1. Zola ferreira diz

        Bom dia.
        Parabéns pela inicitiva.
        Em tudo na vida nos deparamos com situações de gestão e sem dúvida a gestão financeira acaba por interferir na maioria dos aspectos.
        Agradeco lhe pela informação que tem levado ao conhecimento dos interessados, e incentivo-a a falar mais para auxiliar as pessoas que querem ser empreededoras e não percebem muito acerca do assunto, o objectivo será auxiliar nas escolhas e investimentos a efectuar.
        Bem haja.

        1. Andre patricio neto diz

          Fico grato pela dica, as sugestões são boas agora terei mas atenção na minha gestão financeira.

  2. Mírcia Honrado diz

    Rico conteúdo que esse artigo tem.
    Por vivermos justamente numa sociedade consumista, queremos entrar na onda de ter tudo que é visto como o ” último grito”, e que muitas vezes nem sequer precisamos, mas apenas para manter a a falsa ilusão de de termos muito.
    Tirei boas lições deste artigo, de focar apenas no necessário e se possível pensar em ter outras rendas.
    Sou grata pelo artigo.

    1. Márcia Coelho diz

      Muito obrigada pelo feedback Kamba Mírcia, vamos todos juntos levar essas lições para todos! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X