Conselhos para pequenos empreendedores crescerem

622

Kamba, você é dono de um pequeno negócio e até tem atingido os seus objectivos. Mas, para que consiga manter o crescimento do seu projecto constante existem pequenos detalhes que é necessário levar sempre em consideração.

Abaixo vai uma pequena listagem com alguns conselhos para que o seu negócio cresça e floresça:

  1. Tenha em atenção as tendências do mercado; é necessário estarmos sempre atentos ao futuro para não sermos ultrapassados no nosso trabalho. Com as novas tecnologias existem muitas competências e profissões que se têm tornado absoletas. Reinvente-se, pense no que pode fazer a seguir! Imagine que o seu trabalho é fazer manutenção de ventoinhas, mas nos últimos anos os clientes passaram a usar o aparelho de ar condicionado mas você não se actualizou e continua a prestar o mesmo serviço de há  muitos anos e a perder cada vez mais clientes. Fique atento!
  2. Você precisa de estar legalizado; existem muitos pequenos empreendedores com a capacidade de prestarem serviços e estabelecer parcerias com empresas reconhecidas mas que perdem esta oportunidade por não terem a sua actividade formalizada. Actuam como pessoa física e não como pessoa jurídica ou sociedade comercial. Não deixe a burocracia atrapalhar o seu caminho para o topo.
  3. Faça contactos; é o famoso networking que é muito falado actualmente, quanto mais contactos profissionais de qualidade tivermos mais oportunidades e novas ideias irão bater a nossa porta. Sempre que possível conheça pessoas e empresas novas, partilhe a sua experiência e coloque-se a disposição para ajudar no que estiver dentro das suas possibilidade! Garanto que haverá reciprocidade!
  4. Esteja focado no cliente; é muito fácil falar que o cliente está em primeiro lugar e que o serviço é maravilhoso, muito difícil de fazer que o mesmo sinta-se como tal! Seja o seu cliente uma pessoa ou uma empresa ele deverá estar descansado ao lidar consigo porque confia na qualidade do seu serviço e atendimento. Esforce-se pela melhor experiência de cliente possível.

Kamba, qual desses pontos você tem colocado em prática e onde precisa melhorar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X