4 dicas para melhorar as finanças de mães solteiras

554

No domingo passado, comemorou-se em todo mundo uma data muito especial, o dia da mãe que é sempre celebrado com muita alegria por todos e muitas dedicatórias a este ser tão especial. Ser mãe é um “projecto” para toda vida e para muitas mulheres é o mais gratificante de todos, porque enche o coração e a cabeça de alegria, desafios e medos, é também uma grande responsabilidade financeira como já afirmamos muitas vezes aqui.

Quando o assunto é cuidar dos filhos, existem as mães que têm apoio de um companheiro e que por isso têm uma vida digamos que mais facilitada porque são dois na mesma caminhada, temos também as outras mães que estão sozinhas e que precisam de muita força para levar o barco para frente. Mães solteiras ou mulheres que criam os seus filhos sozinhas normalmente enfrentam mais dificuldades financeiras do que aquelas que têm o apoio de um companheiro. Se está nesta situação e quer melhorar a sua organização financeira, esteja atenta a estas 4 questões:

1- O seu filho tem direito a prestação de alimentos: O pai da criança tem a obrigação moral e legal de contribuir financeiramente para a criação do vosso filho, não sobrecarregue a si mesma assumindo todas as responsabilidades. O ideal é que como pai e mãe vocês conversem e cheguem a um acordo amigável sobre como irão repartir as despesas do filho, já publicamos um artigo sobre como repartir as despesas dos filhos sendo separados, caso não haja entendimento busque este direito dos seus filhos na justiça. Por menor que seja o valor vai retirar algum peso dos seus ombros; ainda que você tenha melhores condições financeiras do que o pai da criança é sua obrigação receber esta contribuição, nem que seja para colocá-la a render numa conta a prazo até o seu filho atingir os 18 anos e usar para universidade, carro ou outro projecto para o futuro .

2- Não compense ausência sua ou paterna com presentes: Não acontece com todas as mães sozinhas mas uma grande parte cai nessa armadilha, seja porque colocou no seu subconsciente a frase “o meu filho vai ter tudo que quiser e não preciso de ajuda de ninguém” seja porque se sente culpada por ter que sair para trabalhar e deixa-lo na creche ou ao cuidado de outras pessoas. Então por conta dessa mentalidade você quase todas as semanas senão dias, compra um brinquedo novo para o seu filho, compra tudo que ele pede por uma pequena birra, encomenda pizzas e outros só porque o pequeno tem vontade, tirando dinheiro de projectos importantes e outras necessidades da vossa família. Presentes têm datas específicas, aprender a esperar é um conceito de educação financeira muito importante para as crianças.

3- Estabeleça metas para a sua vida: Quais são as suas metas pessoais e profissionais no curto, médio e longo. Anote os seus projectos e faça um plano para lá chegar ao mesmo tempo que cria os seus filhos. Muitas mulheres colocam-se em segundo plano enquanto criam os seus filhos sozinhas, não faça isso, continue a andar e seja tudo aquilo que sempre sonhou, o seu crescimento profissional e a sua realização irá significar mais dinheiro no seu bolso e qualidade de vida para os seus filhos. Tenha prioridades e vá até ao fim!

4- Tenha uma rede de apoio: É importante ter ao seu lado várias pessoas para ajuda-la, podem ser os seus familiares, amigos, babás e outros. Se você por exemplo quer fazer um curso em horário pós laboral uma pessoa da sua rede pode ficar com os seus filhos, o mesmo também vale para situações de emergência, tenha sempre alguém com quem contar. Estabeleça também com o pai um horário semanal em que ele toma conta da criança. Um pai mesmo que não viva com a mãe tem que participar activamente na criação do seu filho não pode ser apenas mais uma visita!

Tenha em atenção estas questões e explore o nosso portal para melhor organização da sua vida financeira! Se já passou ou acompanhou uma situação do género, comente como foi a sua experiência.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X