Vou começar uma obra! Como gerir o dinheiro?

907

Kamba, está a pensar em reparar o seu apartamento completo, apenas a cozinha ou até construir uma casa de raiz ?

Pois bem, todo mundo sabe que começar uma obra é sinónimo de gastos avultados a caminho. Se não tivermos cuidado poderemos desembolsar muito mais do que o planeado e descontrolar o nosso orçamento familiar. Além do stress normal da obra, você irá sentir a pressão financeira de estar a colocar cada vez mais dinheiro em algo que parece um saco rasgado.

Para evitar o stress desnecessário separamos aqui algumas dicas que lhe vão ajudar a controlar as finanças da sua obra:

1- Saiba exactamente o que pretende, começar uma obra sem ter o projecto bem definido é um erro que o seu bolso vai suportar! Se tinha planeado construir uma casa com apenas 1 wc e depois das paredes levantadas, decide que tem que partir uma parte da cozinha para fazer um wc de serviço, já houve desperdício e já deitou dinheiro fora.

2- Pesquise antes de adjudicar a obra, você deve avaliar entre 2 a 3 opções de pedreiro ou empreiteiro consoante as suas necessidades. Peça recomendações de bons profissionais aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Na hora de escolher não fique apenas pelo preço da empreitada, muitas vezes o barato sai caro! Avalie a qualidade da mão de obra, do material e o custo/beneficio para si. Pergunte sobre obras feitas, visite as mesmas, nem que seja por fora e peça imagens para poder avaliar. De nada adianta pagar a construção de um muro por metade do preço, se depois de 3 chuvas o muro desaba!

3-   Faça pagamentos faseados, já com o orçamento em mãos, não é uma boa ideia entregar ao empreiteiro de uma única vez todo dinheiro que você tem preparado para o projecto. Sente-se com ele e preparem um mapa que contenha as diferentes fases da obra e faça pagamentos de acordo a conclusão de cada uma das partes.

4-   Esteja focado no projecto, se o seu orçamento é limitado você não pode querer terminar a obra, viajar, comprar um carro novo, tudo ao mesmo tempo! É necessário priorizar e focar em terminar o projecto o mais rápido possível.

Utiliza outras técnicas para controlar as finanças quando começa a fazer obras? Partilhe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X