Você precisa de um Plano Financeiro! Saiba porquê…

650

Kamba, já alguma vez sentiu que mais um ano se passou e não conseguiu realizar os seus projectos? Queria um carro novo, dar entrada em um apartamento, fazer um curso? Queria muita coisa e nada conseguiu! Esse sentimento é muito comum, muitos culpam a falta de dinheiro mas essa não é a resposta correcta. O real problema está na falta de uma orientação, de um plano, de um guia para atingir os seus objectivos.

Por isso se quer ter sucesso na vida financeira, você precisa de ter um Plano financeiro, para desenvolver estratégias e preparar um caminho a seguir para o seu dinheiro. Rumo ao seu futuro e os seus objectivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Na prática é colocar no papel quais são os seus objectivos e o que deve ser feito para alcançá-los. Veja abaixo os passos para preparar o seu plano:

  1. Avaliar a sua situação financeira actual; você precisa de poder responder a questões como quanto ganha, quanto poupa, qual a regularidade das poupanças, quais as dívidas que tem e quando terminam, quais as despesas mais pesadas do seu orçamento.
  2. Definir os seus objectivos prioritários; o que é que mais deseja alcançar no horizonte temporal de 1 ano? Começar a obra no seu terreno, ter um fundo para as emergências, poupar para começar um negócio? Qual é a prioridade deste plano, aonde é que vai encaminhar cada kwanza que estiver disponível? Como o dinheiro é limitado é necessário que o seu plano tenha prioridades e desta forma consiga alcançar melhores resultados. Seja também realista ao fixar os seus objectivos tendo sempre em atenção o tempo que tem disponível.
  3. Ajustar o seu orçamento aos projectos; analise todas as rubricas das suas despesas e estipule um limite de gastos para cada uma delas. Minimizando os gastos desnecessários de forma a gerar dinheiro para as suas prioridades. Verifique também como poderá ganhar mais dinheiro para além do que já recebe, desta forma atingirá os seus objectivos mais rapidamente.
  4. Estruture o plano financeiro; prepare um quadro ou uma planilha que deverá ter uma periodicidade de mais ou menos 1 ano e a sua estrutura base deverá ser o seu orçamento doméstico inteligente. Para prepara-lo deve considerar todos os seus rendimentos, as poupanças, as despesas fixas e despesas variáveis.
  5. Estabeleça Metas periódicas; para os seus projectos defina uma meta trimestral de acordo o plano é muito importante medir o seu progresso a medida que o tempo passa.

Seguindo o que foi planeado com disciplina você estará apto a alcançar os seus objectivos. A cada mês saberá quanto do seu dinheiro é encaminhado para os seus sonhos e projectos e estará na sua mão arregaçar as mangas e fazer acontecer! Caso tenha dificuldades e precise de ajuda, envie um email para [email protected] e vamos juntos preparar o seu plano financeiro para alinhar as suas finanças aos objectivos da sua vida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X