Vale a pena promover o negócio com digital influencers?

441

Kamba, o marketing é uma componente fundamental para qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno! Com a transformação digital que o mundo tem sofrido, o marketing digital tem ocupado uma fatia cada vez maior na estratégia de comunicação das empresas. Quando bem feito o Marketing digital é mais direccionado, eficiente e barato que o marketing tradicional.

O marketing digital pode ser efectuado de várias formas, sendo uma das que tem ganho maior destaque a utilização de digital influencers para promover os negócios, produtos e serviços. Mas o que são digital influencers?

Influenciador digital ou digital influencer é um indivíduo que utiliza uma rede social para expressar análises e influenciar a opinião de outros indivíduos, através de publicações em texto ou vídeo online e que são seguidos por um determinado público. O digital influencer marketing parte do pressuposto que estas pessoas têm a capacidade de influenciar os seus seguidores na escolha e consumo de produtos e serviços.

Mas vale a pena ou não? Essa é uma das perguntas que passa pela cabeça de muitos empreendedores, qual será a real vantagem? A resposta é pode valer a pena ou não a depender dos seus objectivos e do influencer que escolher para representar a sua marca. Portanto não comece uma campanha de marketing sem ter um objectivo bem definido, o que é que você como empreendedor deseja alcançar com esta parceria? Você poderá ter entre outros estes 2 objectivos:

  • Deseja gerar um “brand awareness”, que podemos traduzir como um despertar para a marca, os seguidores do influencer passam a saber que a sua marca existe e poderão ser impactados por si para compra em outras ações ou campanhas futuras. Normalmente os influencers mais generalistas, com seguidores não especificados ajudam a atingir esse objectivo. É algo que se faz com as pessoas mais famosas.

  • Deseja aumentar as suas vendas, para quem deseja ter um resultado directo no número de vendas do seu produto ou serviço, precisa ter muito cuidado com o influencer que escolhe. O influencer está dentro do seu segmento? Vamos imaginar que você tenha uma loja de roupas, está a trabalhar com um influencer aleatório? Ou com alguém muito ligado ao mundo da moda que todos os dias inspira os seus seguidores com um look novo? Por outra, os seguidores deste influencer são qualificados para a sua marca? Idade, sexo, capacidade financeira, localização “casam” com o seu público alvo? Vamos imaginar que você contrate um influencer com 1 milhão de seguidores para ajudar a vender o seu vinho reserva que custa 15.000 kwanzas a garrafa, mas a maior parte dos seus seguidores são jovens entre os 16 aos 22 anos do sexo feminino e estudantes. Será que vai funcionar? Claramente que não!

Mesmo tendo um negócio pequeno a estratégia de comunicação da sua marca deve ser bem pensada, para que não faça investimentos, sem obter os resultados desejados! O que você acha sobre isso Kamba?

Deixe aqui a sua opinião, já experimentou o serviço de um digital influencer? Conseguiu atingir os seus objectivos? Conte-nos a sua experiência.

1 Comentários
  1. Leno Brontas diz

    Amei, rico conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X