Quero começar um negócio! Mas não tenho dinheiro…

1.363

Quantas vezes já ouvimos esse lamento? Quero começar a fazer alguma coisa, mas o dinheiro que tenho não é suficiente ou não tenho mesmo nada, apenas as minhas ideias! Ficamos a espera que caia dinheiro do céu para começarmos a trabalhar. Para um Kamba Rico, a falta de dinheiro não deve ser um empecilho para começar os seus projectos, você pode começar da forma mais económica possível, veja aqui algumas ideias para financiar o seu pequeno negócio:

1- Poupe para o mínimo: Para dar o arranque inicial é necessário dar o primeiro passo e começar pequeno! Não queira de início começar por alugar um escritório e contratar 5 funcionários, sem sequer ter testado a sua ideia. Dê um passo de cada vez. Pegue uma caneta e papel e estime quanto irá precisar no mínimo, por exemplo: se você quer começar a vender fatias de bolo na porta de casa e não tem dinheiro, faça uma lista do que irá ser necessário para fazer apenas 1 bolo (farinha, açúcar, ovos, manteiga, gás, etc) a frente coloque o preço de cada ingrediente, imaginemos um total de 3.500 kz.
Refaça esse exemplo para os seus projectos, reduza os seus gastos e faça um plano de poupança para dar o pontapé inicial.

2- Trabalhe apenas por encomenda: Esquematize o seu projecto para funcionar apenas por encomenda com pagamento total ou parcial na adjudicação. Ex: Se você é informático e quer construir sites e aplicativos, faça a publicidade dos seus serviços (pode ser boca a boca sem precisar de ter gastos em publicidade) e comece apenas a trabalhar quando obtiver a encomenda e pagamento do seu cliente, cobrindo desta forma os custos de arranque da operação.

3- Peça um pequeno empréstimo: Para quem está numa fase muito embrionária dos seus projectos muitas vezes não tem acesso ao crédito bancário, neste momento você tem duas opções, poderá optar por pedir dinheiro emprestado a familiares e amigos que acreditam no seu potencial ou por contactar uma instituição especializada em micro crédito. Tenha apenas em atenção que normalmente as taxas de juro dos micro créditos são elevadas e por isso o seu negócio deve ter altas margens operacionais para poder compensar.

4- Procure um sócio investidor: Se você tem ideias e não tem dinheiro, procure alguém que tenha dinheiro e não tenha ideias. Não é uma busca fácil, o seu modelo de negócio deve ser atraente, mas a cada vez que conversa com as pessoas sobre o seu projecto, está mais próximo de encontrar o parceiro ideal. Partilhe as suas ideias com quem vale a pena!

Espero que estes pontos sejam suficientes para fazê-lo levantar-se do sofá e ir a luta. Lembre-se  ” o caminho faz-se caminhando” e “a sorte favorece os audazes” .

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X