Pontos importantes na hora de comprar uma casa!

746

Kamba, o sonho da casa própria é um dos mais comuns e muita gente quer um chão para chamar de seu! Mas quando não se tem cuidado, muitas vezes o sonho pode se transformar num pesadelo para o seu bolso e qualidade de vida. Quer a casa seja para moradia ou para investimento, esta pode ser uma boa altura para comprar um imóvel porque o mercado está cheio de vendedores “motivados” devido a crise financeira.

Mas antes de comprometer-se financeiramente com um novo imóvel, confirme aqui se está a levar em consideração estes pontos muito importantes:

  • Estipule o seu orçamento: que deve ser realista para o seu momento de vida, de acordo as suas poupanças, limite de crédito bancário e outras fontes de rendimento/empréstimo que possa ter. Esqueça a “casa de sonho” e tenha uma visão mais realista, se você está na faixa dos 25 anos e começou a trabalhar a 2 anos, muito provavelmente não terá a mesma disponibilidade financeira de alguém na faixa dos 40 anos com um salário 3 ou 4 vezes acima do seu. Vamos supor que com todas essas variáveis você consiga comprar um imóvel de até 30 milhões de kwanzas. Então a sua procura deve basear-se em imóveis com preço abaixo deste valor entre 20 a 30 milhões de kwanzas, por exemplo. Tentar comprar algo acima deste valor só lhe trará prejuízos futuros.
  • Procure sem compromisso: visite vários imóveis dentro do seu orçamento, que façam sentido para a sua vida em termos de localização, utilização, tamanho, proximidade ao seu trabalho, escola dos filhos. Estes pequenos detalhes podem facilitar ou atrapalhar a sua vida no futuro. Caso esteja interessado numa casa ou apartamento específico, visite a zona em vários horários, a depender da hora da visita a zona pode estar mais ou menos agitada e poderá combinar ou não consigo.
  • Tente negociar o preço: normalmente o primeiro preço estipulado pelo vendedor tem margem para negociação. Conseguirá poupar ainda mais na compra se optar por habitações que necessitem de obras de melhoria. Ofereça sempre um valor abaixo do solicitado e encontrem um meio termo.
  • Avalie custos futuros: quais serão os custos adicionais relativamente a aquisição, utilização e manutenção do imóvel? Você deve levar em consideração gastos com:
    • Documentação para transferência de propriedade.
    • Prestação do crédito habitação
    • Taxa de condomínio
    • Anualidade do seguro de vida associado ao crédito
    • Valor médio de consumo de eletricidade
    • Manutenção dos aparelhos de ar condicionado, piscina e outros?

Muitos dos imóveis que estão agora a venda pertencem a pessoas que não equacionaram estes pontos e descobriram que a casa que compraram ou construíram não cabe no seu bolso! Não caia na mesma armadilha. Comente aqui o que acha sobre isso Kamba!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

2 Comentários
  1. Valdir diz

    Mas como vou conseguir ter casa própria se o custo de vida está muito alto eu só ganho 100.000 cem mil kwanzas estou com 33 anos vai as despesas de casa fasso como ? Os créditos bancário com o salário que ganho não cobre

    1. Márcia Coelho diz

      Kamba Valdir, você pode fazer um plano para construir uma casa, que é um projecto que muita gente tem por cá.
      Faça o seu plano por fases, o primeiro passo é procurar um terreno que esteja dentro das suas possibilidades! Não desista 💪🏾

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X